Rui Fernandes após Elvas: «É uma terra que me diz muito»

Rui Fernandes após Elvas: «É uma terra que me diz muito», afirmou o cavaleiro após a corrida realizada na sexta-feira.

Entrevista e Fotografia: Carlos Pedroso
Texto: Rui Lavrador

Rui Fernandes terminou satisfeito a passagem pelo Coliseu Comendador Rondão de Almeida, em Elvas, na noite de sexta-feira, 25 de setembro. Depois das duas lides na segunda corrida integrada na Feira de São Mateus 2026, o cavaleiro falou ao Infocul.pt sobre a atuação, o momento que atravessa em Portugal, a ligação pessoal à região e também sobre o reencontro em praça com João Salgueiro.

Questionado sobre a possibilidade de a segunda lide em Elvas ter sido uma das melhores que realizou esta temporada em Portugal, Rui Fernandes preferiu alargar o olhar ao conjunto do ano.

“Fico contente por achar isso, mas penso que foi uma temporada bastante completa este ano em Portugal”, começou por responder ao Infocul.pt.

- Publicidade -

O cavaleiro mostrou-se satisfeito com aquilo que conseguiu construir em Elvas, mas não quis reduzir uma temporada inteira a uma única atuação.

Competição saudável com João Salgueiro

A conversa passou depois pelo cartel e pela presença de João Salgueiro.

Rui Fernandes respondeu a rir e num tom claramente elogioso ao colega, explicando que ter Salgueiro ao lado também obriga quem alterna com ele a estar particularmente atento e aplicado.

“O gajo é muito perigoso e então eu vou ter de me aplicar um bocadinho mais.”

A expressão surgiu num registo de brincadeira e reconhecimento da capacidade de João Salgueiro para apertar a competição em praça.

Rui Fernandes mostrou ainda satisfação por voltar a partilhar uma corrida com o cavaleiro.

“Já tinha saudades de o ter aqui ao meu lado vestido de toureiro.”

Numa noite em que ambos conseguiram momentos de forte resposta do público, essa competição saudável ajudou também a dar ritmo à corrida.

Uma ligação que passa por Campo Maior

A presença em Elvas tem ainda uma dimensão pessoal para Rui Fernandes.

O cavaleiro explicou ao Infocul.pt que a proximidade a Campo Maior reforça a ligação que sente a esta zona do país.

“É muito bonito, porque a família da minha mulher é daqui perto, de Campo Maior, e estou muito contente por estar aqui hoje.”

Não é, por isso, apenas a importância taurina da praça que torna Elvas especial para Rui Fernandes.

A ligação familiar à região e a relação construída ao longo dos anos com o público ajudam a explicar o significado de voltar ao Coliseu.

“É uma terra que me diz muito”

Foi precisamente nessa relação com Elvas que Rui Fernandes colocou maior ênfase no final da entrevista.

“Vir a Elvas é sempre muito gratificante. É uma terra que me diz muito.”

A casa cheia e a resposta recebida durante as duas atuações foram também destacadas pelo cavaleiro.

“Ver esta moldura humana e ver a reação das pessoas à atuação que tive deixa-me muito feliz e cheio de vontade de voltar.”

A passagem pela Feira de São Mateus terminou assim com um balanço positivo para Rui Fernandes, numa temporada que o próprio considera globalmente consistente em Portugal e numa praça onde a ligação vai além da arena.

Elvas voltou a deixá-lo satisfeito com aquilo que fez diante do touro e, sobretudo, com aquilo que recebeu das bancadas.

- Publicidade -

Destaques

Marcos Bastinhas após Elvas: «O público foi quem me fez voltar»

Marcos Bastinhas após Elvas: «O público foi quem me...

João Salgueiro após Elvas: «Se calhar foi o melhor ferro desta temporada»

João Salgueiro após Elvas: «Se calhar foi o melhor...

Corrida de touros com lotação esgotada em Elvas numa noite em que Pablo Neruda teria sido feliz

Corrida de touros com lotação esgotada em Elvas numa...

António Manuel Ribeiro: há pedaços da nossa vida escritos nas suas canções

António Manuel Ribeiro: há pedaços da nossa vida escritos...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados