Rui Santos desmente rumores: Mourinho não vai custar 34 milhões ao Benfica, disse o conhecido jornalista.
Euforia em torno da chegada de Mourinho
Depois de o Correio da Manhã avançar que José Mourinho custaria 34 milhões de euros ao Benfica, o jornalista Rui Santos, na CNN Portugal, desmentiu os valores. “Realmente o circo já começou”, começou por dizer, referindo-se à euforia e especulação em torno do tema.
Em seguida, destacou as limitações da liga: “Nós estamos sempre a dizer que somos pequeninos, somos uma liga pequenina, nós gostávamos de ter os milhões de treinadores, os milhões de jogadores, mas não temos capacidade.”
Um motivo de celebração
Além disso, Rui Santos sublinhou o prestígio que a vinda de Mourinho traz para o futebol português: “Quando chega um treinador chamado José Mourinho, que transporta todo o currículo, todo o saber, toda a competência e aquilo que é uma reputação indiscutível, o que nós devíamos estar satisfeitos.”
O jornalista reforçou: “Ter o Zé Mourinho em Portugal é sinal de crédito, é reforço de qualidade e de imagem da Liga Portuguesa. Devíamos estar a celebrar isso.”
Salário de Mourinho esclarecido
Rui Santos confessou-se surpreso com os números divulgados sobre o salário: “Hoje acordei com umas mensagens de telemóvel que davam conta dos números que estavam aí, já no espaço público, relativamente àquilo que Mourinho ia ganhar no Benfica. E fiquei estupefacto, absolutamente estupefacto.”
Após confirmar junto de fontes próximas das negociações, esclareceu: “Os números que circularam são completamente falsos. Falou-se em 34 milhões de euros. Não é verdade.”
Os valores corretos são os seguintes:
- 20 milhões de euros brutos no total de duas temporadas.
- Primeiro ano: 4 milhões líquidos, correspondendo a 8 milhões brutos.
- Segundo ano: 6 milhões líquidos, equivalentes a 12 milhões brutos.
- Cláusula de saída: “Quando acabar esta época, se Mourinho quiser sair paga 3 milhões de euros. Se for o Benfica a não querer continuar com o Zé Mourinho, então o clube paga 3 milhões de euros ao treinador.”
Fortuna construída ao longo da carreira
Rui Santos recordou ainda que Mourinho acumulou uma fortuna impressionante em indemnizações: “Ao longo de 25 anos de carreira, ergueu taças em praticamente todos os clubes por onde passou. Mas, além das conquistas, acumulou também uma impressionante fortuna em indemnizações: nada menos que 108 milhões de euros no total.”
Entre os clubes, os valores pagos em despedimentos incluem:
- Chelsea: 21 milhões e 10 milhões nas duas passagens
- Manchester United: 22 milhões
- Real Madrid: 20 milhões
- Tottenham: 17,5 milhões
- Roma: 3,5 milhões
- Fenerbahçe: 15 milhões
Rui Santos concluiu que a chegada de Mourinho ao Benfica deve ser vista como um reforço de prestígio e não como um peso financeiro para a instituição.
Foto: SL Benfica
