Salvadorico lança single de estreia com participação de Mimicat, intitulado ‘Acércate’ e fala sobre a canção.
Salvadorico acaba de editar o seu primeiro single ‘Acércate‘, com a participação de Mimicat, já disponível em todas as plataformas digitais. Com letra e música da autoria do cantor e compositor, a canção apresenta uma sonoridade pop latina, e explora todo o imaginário e criatividade de Salvadorico, bem como a construção estética e o conceito de cada detalhe de cada música que compõe e escreve.
“O tema Acércate nasceu de um processo criativo muito dinâmico e divertido com o meu produtor Francisco Marques, que me acompanha há alguns anos, da Next Level Productions”, afirma Salvadorico. “Ficamos normalmente horas a ouvir músicas de todo o mundo e de vários estilos, com muitos instrumentos, e que me transmitem muitas sensações diferentes. Eu levo sempre a música de artistas que admiro: Rocío Jurado, Lola Flores, Nathy Peluso”, refere Salvadorico.
“A intro é de uma música da La Lupe, a Puro Teatro”, completa Salvadorico. “A Acércate é uma música de poder, de assumirmos o controlo da nossa estabilidade emocional, mesmo quando alguém nos quer desestabilizar”, afirma Salvadorico. “Não sei se sou feminista, mas sei que as mulheres sempre foram mais inspiradoras para mim, e em parte porque reconheço que tudo para elas custa o dobro daquilo que custa a um homem, e ser a La Lupe em Cuba, nos anos 50 e 60, e conquistar aquilo que ela conquistou, inclusive a liberdade de se exprimir como ela queria”, revela Salvadorico. “Esta é a minha homenagem mais que merecida à La Lupe, emocionante, mas acima de tudo inspiracional. Depois de ouvirem a Acércate, vão todos ouvir a La Lupe, tenho a certeza”, incentiva Salvadorico.
Tendo Salvadorico raízes espanholas, canta em espanhol.
E sobre isso o cantor confessa que “sobre cantar em espanhol, por acaso tenho raízes espanholas, mas não é isso que me faz cantar em espanhol. Canto em espanhol porque as minhas maiores influências vêm de Espanha, e países da América Latina. A minha estética nasce com os filmes de Almodóvar, e com ele nasce toda a minha construção estética”, e partilha que “com a minha avó nasce a admiração pelas divas espanholas, como a Rocío Jurado, a Lola Flores, a Isabel Pantojas ou a Sara Montiel. É por isso que canto em espanhol, porque quase tudo o me inspira ou me influencia são estes artistas que vivem a música como uma performance completa, envolvendo várias áreas da arte, o teatro, a moda, o cinema, a fotografia… O kitsch, o brega que virou cool, o excesso com uma atitude humilde fabricada, a emoção quase visceral, o tornar visível partes da sociedade que são historicamente silenciadas. A minha vontade de cantar em espanhol não passa por querer ser controverso, mas sim por querer ser livre e entender qualquer expressão artística como totalmente livre. Se qualquer artista for limitado na sua arte, seja por que motivo for, a sua arte ficará comprometida.”
Sobre a participação de Mimicat, para além de amigos, Salvadorico foi Diretor Criativo do projeto de Mimicat no Festival da Canção em 2023. Projeto esse que levou Mimicat à Eurovisão em Liverpool, com o seu tema “Ai Coração“.
O tema tem videoclipe com realização a cargo de Samir Suleman, “que tem feito parte da minha equipa, e que me está a acompanhar no processo de criação e produção deste EP“, conta ainda Salvadorico.