Domingo, Outubro 24, 2021

Santa Casa Alfama: Alinhamento condicionou concerto de Buba e Trigacheiro

Santa Casa Alfama: Alinhamento condicionou concerto de Buba e Trigacheiro, no primeiro dia do festival.

O primeiro concerto no Palco Santa Casa, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, esteve a cargo de Buba Espinho e Luís Trigacheiro.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

O festival tem, em todas as edições, permitido que jovens com valor actuem no palco principal do festival. Nessa lógica, enquadram-se os nomes de Buba Espinho e Luís Trigacheiro.

Contudo, ambos cometeram um erro em termos de alinhamento. Uma actuação largamente baseada no Cante Alentejano, com muito pouco de Fado. Noutro palco, permitir-se-ia tal veleidade, mas nunca no palco principal de um festival de Fado.

O público esteve amorfo, embora respeitando os artistas, com Buba e Trogacheiro a demonstrarem o seu talento e executando bem a sua função, mas com um alinhamento errado para este palco.

É um erro que faz parte do crescimento, são ambos muito jovens, têm um percurso para definir a sua identidade artística e para perceberem o que fazer em cada sala que possam actuar.

Dentro deste erro, que limitou grande parte do concerto, os dois jovens cantores e amigos estiveram bem, muito seguros, sem tremer por actuar no palco principal.

Inicialmente em duo, cantando modas do Alentejo, trazendo-nos a melancolia musical das infinitas planícies alentejanas, nas suas vozes cadenciadas. Posteriormente, com os músicos Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa), Flávio César Cardoso (viola de fado) e André Moreira (baixo).

Destaque para a homenagem a Carlos do Carmo, que marca esta edição do festival, interpretando o Fado Loucura. “Peixe fora de água”, “O meu nome é saudade” ou “Roubei-te um beijo” constaram também do alinhamento.

Santa Casa Alfama: Alinhamento condicionou concerto de Buba e Trigacheiro é, mais do que uma crítica, um conselho para concertos futuros, de forma a que seja adequado o repertório ao local em que se actua.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever