Domingo, Outubro 24, 2021

Santa Casa Alfama: Gonçalo Salgueiro triunfante na Igreja de São Miguel

Santa Casa Alfama: Gonçalo Salgueiro triunfante na Igreja de São Miguel, no segundo dia do festival.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

A Igreja de São Miguel recebeu Gonçalo Salgueiro, que, sem favor algum, é das melhores vozes masculinas nacionais. O fadista, letrista e actor, esteve absolutamente poderoso, eloquente e com um canto divino (muito bem enquadrado com o espaço onde o concerto se realizou).

Acresce ainda que na actualidade falta quem consiga ser magníloquo quando se dirige ao público, tendo Gonçalo feito com uma classe que parte de uma exímia educação cultural, aliás bem patente em muito do que fez ao longo do seu percurso.

Acompanhado por Guilherme Banza (guitarra portuguesa), Rogério Ferreira (viola de fado) e Frederico Gato (viola baixo), o fadista apresentou um alinhamento de extremo bom gosto.

Cantar bem é uma Arte e jamais poderá ser confundido com entretenimento e que não haja qualquer dúvida de que aquilo que aconteceu na Igreja de São Miguel foi um momento artístico de tamanha profundidade, apenas ao alcance de um predestinado.

‘Obsessão’ abriu o espectáculo, no qual Gonçalo Salgueiro recordou nomes como Teresa Tarouca, Frei Hermano da Câmara, Amália Rodrigues, entre outros, ao mesmo tempo que apresentou temas do seu repertório próprio.

A voz de Gonçalo Salgueiro conta com ferramentas que parecem inesgotáveis, tal a quantidade de mudanças de registo que consegue impor, em temas como “Fado, Dor e Sentimento”, Meia Noite e uma guitarra”, “As vielas de Alfama”, “Boa Nova”, “Vi nossa senhora”, “Rosa de Fogo”, “Estranha forma de vida” ou “Foi Deus”, alguns dos temas que integraram o espectáculo deste sábado.

Gonçalo Salgueiro tem obrigatoriamente de estar nos grandes palcos nacionais, sem qualquer dúvida, sob pena do público não usufruir de um talento incomensurável.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever