SIC: Federação do Folclore Português emite comunicado a criticar a produção da novela ‘A Serra’

A Federação do Folclore Português emitiu um comunicado, no qual critica a produtora da novela A Serra, na SIC, devido ao rancho folclórico que nela participa.

No primeiro episódio da novela, surgiu um rancho numa das cenas da novela.

Contudo, segundo a federação, o rancho não representa condignamente a região nem os seus usos e costumes.

Abaixo, o comunicado na íntegra:

“Estimados associados,

Tendo estreado a novela “A Serra” na SIC no início desta semana, e constatado o teor da mesma, a Federação do Folclore Português vem prestar os seguintes esclarecimentos:

a) Esta instituição não se revê na forma nem no conteúdo respeitante ao “rancho folclórico” retratado na novela;

b) Em devido tempo, a FFP foi contactada pela produtora da novela que solicitou auxílio na representação do dito “rancho folclórico”, o que saudámos e aplaudimos, pois, revíamos nesta decisão uma atitude séria rara para fazer um trabalho que dignificasse o esforço e a dedicação de tantos folcloristas portugueses;

c) Foram convidados dois grupos sediados na região de Lisboa que possuíssem semelhanças etnográficas e culturais com as características específicas da região serrana que, prontamente, aceitaram o desafio e o abraçaram com gosto;

d) Realizou-se uma reunião nas instalações da produtora onde, por um lado, a produtora inteirou os representantes da FFP e dos grupos envolvidos do enredo, das necessidades da produtora na representação de um grupo de folclore e, por outro lado, os grupos e a FFP esclareceram pormenores relativos ao setor associativo referente ao folclore e à etnografia disponibilizando componentes dos grupos, trajes, reportório local devidamente validado pelo CTR da região e envolvendo proactivamente os grupos da região serrana e tudo o que fosse necessário para uma correta representação etnográfica da região;

e) Uns dias após a reunião, a situação pandémica nacional piorou significativamente tendo surgido restrições governamentais no que respeita ao ajuntamento de pessoas e outras regulamentações que todos conhecemos. Nessa sequência, a FFP foi contactada pela produtora que dispensou os préstimos da FFP e dos grupos indicados para o projeto alegando não haver condições para prosseguir com o combinado.

f) Na corrente semana, deu-se início à difusão da novela e constataram-se as nossas piores expectativas pois a região serrana não está devidamente representada existindo apenas uma caricatura do que geralmente se entende por um qualquer “rancho folclórico”.

g) A nossa indignação foi dada a conhecer, através de mensagem de correio eletrónico, à produtora da novela, com conhecimento à Câmara Municipal de Gouveia e ao CTR da Beira Alta Serrana.

Destaques

10 de Junho: Portugal também se mede no país que fica depois das cerimónias

10 de Junho: Portugal também se mede no país...

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou eu ao pormenor”

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou...

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com dobradinha diante do Olímpico do Montijo

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com...

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo debaixo da casaca

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo...

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no 6 de Junho

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados