Taça de Portugal: sorteio dita 27 jogos na 3.ª eliminatória e clubes da I Liga jogam fora, segundo foi anunciado.
A 3.ª eliminatória da Taça de Portugal ficou definida esta quarta-feira, 23 de setembro, com o sorteio realizado na Cidade do Futebol. A entrada de 14 clubes da I Liga aumenta o número de equipas do principal escalão em competição, embora Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga e Torreense ainda não façam parte desta fase da prova.
O sorteio colocou os clubes da Liga Betclic sempre na condição de visitantes. Entre os encontros definidos está a deslocação do Vitória SC ao terreno do Lamelas, equipa dos campeonatos distritais, enquanto o Moreirense terá pela frente o AVS.
Estoril, Famalicão, Arouca, Estrela da Amadora, Santa Clara, Gil Vicente, Nacional, Casa Pia, Rio Ave e Alverca também já conhecem os respetivos adversários.
Benfica, FC Porto, Sporting, Braga e Torreense ainda não entram
A 3.ª eliminatória conta com 54 clubes: os 40 provenientes da ronda anterior e 14 equipas da I Liga.
Há, contudo, cinco emblemas que continuam de fora. Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga e Torreense estão isentos por participarem nas competições europeias e só entram na Taça de Portugal na 4.ª eliminatória.
Desta forma, os 14 clubes do principal escalão incluídos no sorteio foram Estoril, Alverca, Famalicão, Arouca, Estrela da Amadora, Santa Clara, Gil Vicente, Moreirense, Vitória SC, Nacional, Casa Pia, Rio Ave, Académico de Viseu e Marítimo.
Todos terão de jogar fora de casa.
Vitória SC visita Lamelas e Moreirense joga com o AVS
O Vitória SC terá uma deslocação ao terreno do Lamelas, uma das duas equipas provenientes das competições distritais que chegaram a esta fase da prova.
O Moreirense desloca-se ao terreno do AVS, enquanto o Famalicão visita o Paredes e o Estoril joga em casa do Salgueiros.
O Belenenses recebe o Arouca, o Mafra terá pela frente o Santa Clara e a União de Santarém recebe o Gil Vicente.
O Alverca desloca-se ao terreno do Tondela, num dos encontros entre equipas dos dois principais escalões do futebol português.
Os 27 jogos da 3.ª eliminatória
O sorteio ditou os seguintes encontros:
Salgueiros – Estoril
Alcochetense – Marítimo
Tondela – Alverca
Paredes – Famalicão
Belenenses – Arouca
Fazendense – Estrela da Amadora
Mafra – Santa Clara
União de Santarém – Gil Vicente
AVS – Moreirense
Lamelas – Vitória SC
Sanjoanense – Nacional
Alpendorada – Casa Pia
Louletano – Rio Ave
Fátima – Académico de Viseu
Farense – Marco 09
Académica – Amarante
União de Leiria – Bragança
Atlético – Vizela
Chaves – Os Marialvas
Vianense – Leixões
Penafiel – Leça
Felgueiras – Fafe
Olhanense – Oliveira do Hospital
Lusitânia de Lourosa – Limianos
Vitória FC – União da Serra
Camacha ou Florgrade – Portimonense
Brito – Vitória de Sernache
A única indefinição resulta do encontro entre Camacha e Florgrade, ainda referente à 2.ª eliminatória. O vencedor terá depois o Portimonense pela frente.
Taça prossegue em outubro
Os encontros da 3.ª eliminatória estão previstos para os dias 17 e 18 de outubro.
Será nessa ronda que entram efetivamente em prova os 14 clubes da I Liga presentes no sorteio, sempre fora de casa, mantendo-se ainda de fora os cinco representantes portugueses nas competições europeias.
A partir da 4.ª eliminatória, o quadro ficará completo com as entradas de Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga e Torreense.
