Tânia Laranjo questiona economia do Rossio: “Há qualquer coisa nesta economia que alguém devia explicar”

Tânia Laranjo questionou as transformações no Rossio e no centro de Lisboa, numa reflexão sobre rendas, comércio e salários publicada esta segunda-feira, 19 de outubro, no Facebook. A jornalista, que tem acompanhado os protestos pela habitação no local, partiu da proximidade entre uma loja de luxo e uma loja de recordações para levantar dúvidas sobre a economia daquela zona da cidade.

“Por causa da acampanada e das manifestações, tenho estado todos os dias no Rossio. E há uma coisa que não me sai da cabeça. Temos uma loja de luxo e, mesmo ao lado, uma loja de ímanes. Uma vende artigos que custam milhares de euros, a outra recordações para pôr no frigorífico. E as duas pagam renda no mesmo sítio. Ou não? É que desconfio de que o senhorio não aceita ímanes como pagamento”, escreveu.

Sem apresentar valores de rendas ou dados sobre os negócios, Tânia Laranjo usou o contraste entre os dois estabelecimentos como ponto de partida para uma reflexão mais ampla sobre o que observa durante as deslocações ao Rossio.

Salários e trabalho na restauração também levantam perguntas

A jornalista voltou depois a atenção para os restaurantes, questionando as condições oferecidas aos trabalhadores e os motivos para a presença de mão de obra estrangeira.

“Depois há os restaurantes. A maioria dos trabalhadores não é portuguesa. E aqui há duas hipóteses: ou não há portugueses disponíveis para estes empregos, ou há, mas os salários não chegam para convencer ninguém. Ou será que a mão de obra estrangeira fica mais barata?”

- Publicidade -

A observação foi apresentada como uma leitura pessoal da realidade que tem encontrado, acompanhada por perguntas sobre os salários praticados no setor.

Na mesma publicação, Tânia Laranjo criticou o rumo da transformação comercial e turística da capital.

“Entretanto, o centro de Lisboa transforma-se num cenário para turistas, as lojas tradicionais desaparecem e as rendas continuam a subir.”

“A maior manifestação devia ser contra as coisas que não batem certo”

O acompanhamento dos protestos pela habitação serviu também de contexto para o apelo final da jornalista, que defendeu a necessidade de explicações sobre o funcionamento da economia local.

“Estou todos os dias no Rossio a acompanhar os protestos e começo a achar que a maior manifestação devia ser contra as coisas que não batem certo. Porque há qualquer coisa nesta economia que alguém devia explicar. E não, não aceito ímanes como resposta.”

- Publicidade -

Destaques

Francisco Inácio, à porta dos 18 anos: “As histórias têm de ser minhas”

Em entrevista ao Infocul, o músico de Rio Maior...

Miguel Lunet: em “Rapaz da Geração Z”, o humor também sabe escrever canções

Há sempre alguém numa festa que parece ter comprado...

Monda: “Talvez Amanhã” e a liberdade de fazer música sem obedecer aos algoritmos

Gosto dos Monda desde o primeiro disco. A ligação...

Rui Veloso emociona o Sagres Campo Pequeno com «Porto Sentido» e homenagens a João Gil e Luís Represas

Rui Veloso levou o Sagres Campo Pequeno numa viagem...

Benfica goleia Celtic ao som de Duran Duran: bis de Jhon dá o tom na Luz

Benfica goleia Celtic ao som de Duran Duran: bis...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados