Terça-feira, Outubro 19, 2021

The Black Mamba vencem Festival da Canção 2021

RTP

A final do Festival da Canção 2021 decorreu este sábado, nos Estúdios da RTP em Lisboa.

Depois de apurados na primeira e segunda semifinal, os finalistas lutaram pela vitória que os levará a representar Portugal na Eurovision Song Contest, em Roterdão.

Na final actuaram:

Canção nº 1: “Saudade” – Karetus e Romeu Bairos

Canção nº 2: ”Joana do Mar” – Joana Alegre

Canção nº 3: “Dia Lindo” – Fábia Maia

Canção nº 4: “Na Mais Profunda Saudade” – Valéria

Canção nº 5: “Por Um Triz” – Carolina Deslandes

Canção nº 6: “Dancing in the Stars” – NEEV

Canção nº 7: “Não Vou Ficar” – Pedro Gonçalves

Canção nº 8: “Contramão” – Sara Afonso

Canção nº 9: “Volte-Face” – EU.CLIDES

Canção nº 10: “Love is on My Side” – The Black Mamba

Destaque ainda para vários momentos especiais.

A homenagem a Carlos do Carmo, voz de todas as canções concorrentes ao Festival da Canção de 1976 e que faleceu a 1 de Janeiro de 2021.

Homenagem essa dividida em dois momentos: Num deles o seu trio de eleição, chefiado pelo guitarrista José Manuel Neto, o diretor artístico deste momento, vai acompanhar as vozes de Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro em canções que nasceram, precisamente, por ocasião dessa edição do Festival. Noutro momento a homenagem coube a Dino d’Santiago, que interpretou alguns temas sobre Lisboa, integrantes do repertório de Carlos do Carmo.

Houve ainda uma homenagem a 3 discos marcantes da música portuguesa:  “Mudam-se Os Tempos Mudam-se As Vontades”, de José Mário Branco, “Cantigas do Maio” de José Afonso e ainda “Os Sobreviventes”, de Sérgio Godinho. Os Clã foram desafiados a reinventar algumas canções destes três discos, fazendo-o na companhia de duas vozes que passaram recentemente pelo Festival da Canção: Cláudia Pascoal e Filipe Sambado.

A apresentação esteve a cargo de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves na Green Room.  

A votação seguiu o modelo habitual nas finais, somando as opiniões de um júri regional. A contribuição do júri corresponde a precisamente 50% da votação, cabendo a outra metade ao voto do público, em casa. 

O júri do festival deste ano foi composto por: Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto.

A canção vencedora, somando os votos do público e do júri, foi “Love is on My Side” – The Black Mamba.

The Black Mamba e Carolina Deslandes terminaram empatados. Venceram The Black Mamba por terem sido mais votados pelo público.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever