O valor de cada vida, mesmo nas suas fragilidades e contradições, está no centro de uma reflexão de José Tolentino de Mendonça. Num texto partilhado na sua página de Facebook, o cardeal convida a olhar para a própria existência e para os outros com renovado apreço.
“Esta vida que por vezes nos custa aceitar por inteiro ou entender”, lê-se no início da publicação. O texto percorre as dúvidas, os impasses e os recomeços que fazem parte da experiência humana, atribuindo-lhes uma dimensão espiritual.
“Esta vida que é a pergunta para a qual não encontramos resposta. Esta vida assim experimentada é o santuário de Deus”, escreve.
Tolentino de Mendonça convida a valorizar cada pessoa
Ao evocar o pensamento do Papa Francisco, o cardeal sublinha que “nenhuma vida é para deitar fora; nenhuma vida é descartável”. A reflexão estende-se à forma como cada pessoa se descobre e reconhece o valor da sua história.
“O tempo de cada vida é um templo”, afirma, numa passagem também destacada na imagem que acompanha a publicação.
Nesse sentido, deixa um convite: “Temos, talvez, de olhar para a vida, a nossa própria e a dos outros, com renovado apreço e até com reencontrada veneração.”
O texto valoriza a existência quotidiana, sem exigir feitos extraordinários ou reconhecimento. É nessa vida comum, com as suas limitações, que o cardeal situa também a experiência do sagrado.
As histórias de vida e a experiência da fé
Na parte final da reflexão, José Tolentino de Mendonça destaca a atenção que a teologia contemporânea dedica aos percursos individuais de fé. Considera positiva a crescente valorização das histórias de vida e da dimensão biográfica de cada crente.
“A singularidade irredutível do sujeito é um lugar teológico que tem muito a ensinar-nos”, conclui o texto partilhado no Facebook.
