Villas-Boas e António Salvador defendem respeito por Ronaldo e autoridade de Jorge Jesus na selecção nacional.
O presidente do FC Porto espera uma solução que evite uma despedida abrupta da Seleção. O líder do Braga considera que abandonar o estágio “não foi o momento mais feliz” do capitão.
André Villas-Boas e António Salvador pronunciaram-se sobre a saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional, reconhecendo o percurso do jogador e destacando o papel do treinador nas decisões da equipa.
O presidente do FC Porto apelou a uma resolução conduzida pela Federação Portuguesa de Futebol, enquanto o líder do Braga criticou a decisão de Ronaldo de abandonar a concentração e elogiou a competência de Jorge Jesus.
Villas-Boas: “A história não pode terminar desta maneira”
À margem das comemorações do 25.º aniversário da Casa FC Porto de Chaves, André Villas-Boas defendeu que o reconhecimento devido ao capitão deve coexistir com o respeito pelas escolhas do selecionador.
“Acho que nenhum cidadão português fica indiferente ao que se passou. Em primeiro lugar, acho que todas as decisões por parte de um treinador são soberanas, tenham elas mais ou menos justificação. Aos olhos dos jogadores, parecem sempre mais complicadas de entender, algumas vezes mais fáceis, mas a voz do treinador é soberana. Portanto, todas as suas decisões são soberanas. Assim deve ser nos clubes e assim deve ser nas seleções também. Claro está que para um jogador com a dimensão de Cristiano Ronaldo, por tudo o que fez pelo país e pela seleção, a história não pode terminar desta maneira”, afirmou.
Presidente do FC Porto pede intervenção de Pedro Proença
Villas-Boas manifestou a esperança de que a Federação encontre uma solução, atribuindo ao seu presidente um papel central.
“Espero uma boa resolução do caso por parte dos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, na figura principal do presidente Pedro Proença. Compreende-se o envolvimento de todo o país neste caso, com diferentes reações e muitas opiniões sobre o mesmo. Tudo o que o Ronaldo deu ao país, à seleção… a sua marca é muito valiosa para Portugal e espero, sinceramente, que haja uma boa resolução do caso”, declarou.
O dirigente voltou, contudo, a sublinhar a hierarquia dentro de uma equipa.
“De todas as formas, na vida dos balneários manda a voz do treinador, a voz do treinador deve ser sempre soberana, portanto, cabe ao jogador aceitar o que o treinador decide, em que momento decide, se decide ou não a seu favor. É assim que deve funcionar nos clubes, é assim que deve funcionar nas federações”, acrescentou.
António Salvador critica saída do estágio
Em Toronto, no Canadá, onde se encontrava em negociações para abrir uma escola de Guerreiros do Futuro, António Salvador abordou o assunto no podcast «Ora Cá Tamos».
O presidente do Braga começou por destacar a dimensão do percurso de Ronaldo.
“O Cristiano Ronaldo foi e é uma lenda do futebol português. Foi o melhor jogador de sempre e vai continuar a ser lembrado. Provavelmente, dificilmente outro jogador português alcançará aquilo que o Cristiano Ronaldo conseguiu. Acho que Portugal e o mundo devem ter respeito pelo Cristiano”, afirmou.
Sobre o abandono da concentração, foi crítico: “Agora, aquilo que se passou… Acho que abandonar a Seleção não foi o momento mais feliz do nosso capitão. Se calhar, hoje não tomaria essa decisão. Provavelmente tomou-a num momento a quente”.
Confiança no trabalho do selecionador
António Salvador defendeu que a atenção deve regressar aos compromissos desportivos e recordou o conhecimento que tem de Jorge Jesus, que treinou o Braga em 2008/09.
“Mas o importante é Portugal estar focado em ganhar os jogos, tem-no feito, felizmente com um novo selecionador, Jorge Jesus, que eu conheço muito bem. Já foi treinador do Braga em 2008/2009. Sei bem a competência que tem, o que é capaz de fazer pela nossa seleção, e a prova é que chegou agora e conseguiu três resultados positivos em jogos muito difíceis”, declarou.
O dirigente terminou com um apelo para o encontro com a Noruega: “O importante é estarmos todos focados no jogo do dragão, no domingo, ganhar e carimbar a passagem à final”.
Portugal recebe os noruegueses a 4 de outubro, na quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações, procurando aproximar-se do apuramento para os quartos de final.
