Temperaturas a rondar os 40 graus e alerta UV extremo: IPMA lança aviso para todo o país, durante o fim-de-semana.
Todos os distritos sob aviso amarelo devido ao calor
Este fim de semana, todos os distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo por causa do tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a informação divulgada, o aviso aplica-se a Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre entre as 09h00 desta sexta-feira e as 00h00 de domingo. Já os restantes 11 distritos estarão sob aviso entre as 09h00 de sábado e as 00h00 de domingo.
Calor seco e temperaturas acima do normal
Segundo o IPMA, “o tempo quente será provocado pela intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica”.
Neste cenário, a temperatura máxima ultrapassará os 30 graus Celsius em praticamente todo o território. Em zonas do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro, os termómetros podem mesmo atingir os 40 graus.
Noites tropicais e risco elevado de UV
Além disso, o calor continuará a sentir-se durante a noite. O IPMA prevê temperaturas mínimas acima dos 20 graus em várias regiões, especialmente no sul, Beira Baixa e vale do Tejo.
Para o arquipélago da Madeira, também se espera tempo quente, com máximas próximas dos 30 graus nas vertentes sul e zonas montanhosas. As mínimas não deverão descer abaixo dos 20 graus, exceto em zonas de altitude, onde oscilarão entre 15 e 20 graus.
O instituto alerta ainda para o risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), válido para todo o território continental e arquipélagos pelo menos até segunda-feira.
IPMA deixa conselhos à população
Em comunicado, o IPMA sublinha que “este episódio de tempo quente será caracterizado essencialmente pela duração do mesmo, com elevada probabilidade de vir a ser registada uma onda de calor em algumas regiões do continente, não se prevendo, no entanto, atingir valores próximos a máximos absolutos registados noutras ocasiões”.
Perante este cenário, o instituto recomenda cuidados redobrados com a exposição solar. “É aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol”, pode ler-se na mesma nota.
Recorde-se que a escala de radiação UV possui cinco níveis: baixo, moderado, alto, muito alto e extremo. Neste momento, o risco mantém-se no patamar mais elevado.