Manuel Moura dos Santos admite que hoje já não poderia ser o mesmo jurado do Ídolos: «Aquele direto à cabeça sem filtros acabou»

Manuel Moura dos Santos admite que hoje já não poderia ser o mesmo jurado do Ídolos: «Aquele direto à cabeça sem filtros acabou», disse.

Durante anos, Manuel Moura dos Santos tornou-se uma das figuras mais reconhecíveis do Ídolos precisamente por dizer aos concorrentes aquilo que pensava sem grandes rodeios. Hoje, acredita que aquele registo dificilmente teria lugar na televisão.

O produtor musical revisitou essa fase numa conversa de cerca de 40 minutos no podcast do Observador, mas não ficou preso às memórias do formato. Falou da indústria musical, da falta de oportunidades para os artistas portugueses, da presença reduzida da música nacional nas rádios e deixou também críticas à qualidade da classe política e ao atual presidente dos Estados Unidos.

Sobre a televisão, a conclusão foi clara.

“O tempo do ‘Ídolos’ e daquele direto à cabeça sem filtros acabou. Coisas que agora seriam possíveis de se dizer. As coisas mudaram muito. Hoje a ideia de inclusão não permite determinado tipo de expressões”, afirmou.

- Publicidade -

Ser bom cantor nunca foi suficiente

A exigência que Manuel Moura dos Santos demonstrava enquanto jurado não significa, contudo, que avalie um artista apenas pela capacidade vocal.

Ao olhar para o mercado português, o produtor distinguiu precisamente as duas realidades.

“Nós temos casos em Portugal de grandes artistas que não são grandes cantores. E temos grandes artistas que também são grandes músicos”, observou.

Luís Represas foi um dos nomes escolhidos para concretizar essa ideia.

“O Luís Represas era um deles: um cantor extraordinário, todo o terreno”, considerou.

O problema, na perspetiva de Manuel Moura dos Santos, está também no espaço que existe para esses artistas crescerem e chegarem ao público.

“Inquieta-me a falta de oportunidades que os artistas têm”, confessou.

Essa preocupação levou-o diretamente a outro assunto que há muito acompanha o debate sobre a música portuguesa: o peso das canções nacionais na programação radiofónica.

A comparação com Espanha que considera «absurda»

Manuel Moura dos Santos recorreu ao país vizinho para explicar aquilo que entende ser um desequilíbrio evidente.

“Atravessamos a fronteira e vamos daqui a Madrid a ouvir na rádio músicas em castelhano. Uma vez por outra vem uma música em inglês. Algum espanhol que atravesse a fronteira ouve maioritariamente música anglo-saxónica e só uma vez por outra é que ouve música portuguesa. Acho absurdo”, afirmou.

A crítica ultrapassa, assim, uma questão de preferência musical. Para o antigo jurado do Ídolos, está também em causa a capacidade dos meios nacionais para criarem espaço e oportunidades para quem produz música em português.

E as inquietações não terminaram na cultura.

Da música à política: «Inquieta-me a falta de qualidade dos nossos políticos»

A conversa avançou igualmente para a atualidade política, área onde Manuel Moura dos Santos assumiu uma posição particularmente crítica.

“Inquieta-me a falta de qualidade dos nossos políticos. Inquieta-me estarmos nas mãos de alguém que eu não prezo minimamente: Este senhor que é presidente dos Estados Unidos mas vive para o negócio dele, da família e dos amigos”, declarou.

Entre o jurado que marcou uma geração de televisão e o produtor que continua atento à indústria onde construiu a carreira, Manuel Moura dos Santos deixou no podcast um retrato pouco nostálgico do passado. Reconhece que a sociedade mudou e que o estilo que o popularizou no Ídolos dificilmente seria hoje replicado nos mesmos termos, mas mantém intacta a disponibilidade para dizer aquilo que considera estar mal, seja na música, nos meios de comunicação ou na política.

- Publicidade -

Destaques

Reggae Sun Fest: Alborosie fechou segundo dia com Jesse Royal em destaque

Reggae Sun Fest: Alborosie fechou segundo dia com Jesse...

Liga Betclic: Benfica empata com Académico de Viseu na Luz

Liga Betclic: Benfica empata com Académico de Viseu na...

Sporting deixa-se empatar na Reboleira frente ao Estrela da Amadora

Sporting deixa-se empatar na Reboleira frente ao Estrela da...

Duarte Fernandes revela palavras de Rui Fernandes após alternativa no Campo Pequeno

Duarte Fernandes revela palavras de Rui Fernandes após alternativa...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados