Algarve escolhe 7 patrimónios para a meia-final nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal

Algarve escolhe 7 patrimónios para a meia-final nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal, destacou a TVI.

O Algarve já escolheu os sete patrimónios que vão representar a região na meia-final nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal. A decisão resultou da votação do público, realizada durante a final regional transmitida em direto pela TVI.

A emissão decorreu no sábado, no Palácio de Estoi, em Faro, e colocou em destaque 14 candidatos ligados à história, cultura, religião, turismo e arquitetura algarvia.

Em comunicado, a organização revelou os vencedores das sete categorias. Aljezur e Portimão conseguiram apurar dois patrimónios cada, enquanto Tavira, Olhão e Faro garantiram um representante.

Castelo de Aljezur e Ribat da Arrifana entre os vencedores

Na categoria Castelos, o público escolheu o Castelo de Aljezur. O concelho conseguiu ainda uma segunda vitória através do Ribat da Arrifana, eleito na categoria História.

- Publicidade -

Portimão também estará representado por dois patrimónios. A Marina de Portimão venceu na categoria Grandes Obras, enquanto o Portimão Arena foi o mais votado na categoria Século XXI.

Na categoria Religião, a escolha recaiu sobre a Igreja da Misericórdia de Tavira. Por sua vez, os Mercados de Olhão venceram na categoria Século XX.

O Palácio de Estoi, que recebeu a final regional, foi eleito na categoria Turismo e vai representar o concelho de Faro na fase seguinte.

Os 7 patrimónios apurados pelo Algarve

Os representantes algarvios na meia-final nacional são:

Castelos: Castelo de Aljezur, em Aljezur.

Grandes Obras: Marina de Portimão, em Portimão.

História: Ribat da Arrifana, em Aljezur.

Religião: Igreja da Misericórdia de Tavira, em Tavira.

Século XX: Mercados de Olhão, em Olhão.

Século XXI: Portimão Arena, em Portimão.

Turismo: Palácio de Estoi, em Faro.

Luís Segadães destaca património além das praias

Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas de Portugal, considerou que a final permitiu mostrar outros motivos para visitar uma região frequentemente associada sobretudo ao turismo balnear.

“Esta final no Algarve demonstra a grande riqueza do concurso 7 Maravilhas. Os 14 patrimónios revelados mereciam ser todos eleitos. Uns são mais conhecidos, outros menos. Mas a realidade é que acabámos por revelar novos motivos para conhecer uma região de excelência, mas visitada sobretudo pelas suas praias. Agora é metermos na agenda e disfrutarmos de cada uma destas pérolas. Parabéns ao Algarve.”

A final regional contou com a participação de municípios, associações e representantes dos vários candidatos. Centenas de visitantes acompanharam igualmente o programa dedicado à cultura popular e à diversidade patrimonial algarvia.

Faro recebeu emissão especial da TVI

António Miguel Pina, presidente da Câmara Municipal de Faro, destacou a importância da realização do evento no concelho e a oportunidade de promover o património da região a nível nacional.

“Receber a Final Regional das Novas 7 Maravilhas de Portugal® foi motivo de enorme satisfação para Faro. Estou convicto de que os patrimónios agora apurados representarão a região da melhor forma na próxima fase do concurso”.

O Palácio de Estoi não foi apenas o local escolhido para a emissão. O monumento garantiu também a passagem à meia-final nacional, depois de vencer a votação na categoria Turismo.

Eliminatórias regionais prosseguem até ao final de agosto

Concluída a votação no Algarve, os sete vencedores vão agora disputar um lugar na fase decisiva das Novas 7 Maravilhas de Portugal.

Na meia-final nacional, os patrimónios algarvios vão competir com os representantes escolhidos nas restantes regiões do país.

As eliminatórias regionais prosseguem até ao final de agosto. Todo o processo de votação é auditado pela PwC, segundo a organização, com o objetivo de garantir a transparência e a credibilidade da iniciativa.

A edição de 2026 das Novas 7 Maravilhas de Portugal conta com o apoio do Visit Portugal.

- Publicidade -

Destaques

José Gonçalez: entre o sucesso de Em Casa d’Amália e a identidade do Caixa Alfama

José Gonçalez: entre o sucesso de Em Casa d’Amália...

Francisca Borges: talento, carisma e alma em palco

Francisca Borges: talento, carisma e alma em palco, num...

Adriano Silva Martins deu ao V+ Fama aquilo que a televisão não ensina: identidade

Adriano Silva Martins deu ao V+ Fama aquilo que...

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A minha vida é ser toureiro e acho que morro toureiro»

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados