Amália na América regressa a Portugal com Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, segundo foi revelado em comunicado.
O espetáculo “Amália na América – Além do Fado” regressa aos palcos portugueses para três concertos durante o mês de julho. Aveiro, Póvoa de Varzim e Alcobaça recebem a produção que revisita a ligação de Amália Rodrigues aos Estados Unidos.
Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro assumem as interpretações, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras. A direção musical pertence ao maestro Jan Wierzba.
De acordo com o comunicado de imprensa, este regresso acontece depois da apresentação realizada, em outubro de 2025, no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
Aveiro recebe o primeiro concerto com entrada livre
A nova passagem do espetáculo por Portugal começa no dia 16 de julho, no Festival dos Canais, em Aveiro. O concerto tem início marcado para as 22h00 e a entrada é livre.
Dois dias depois, a 18 de julho, o projeto integra o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. A atuação está agendada para as 21h00.
Por fim, “Amália na América – Além do Fado” chega ao CISTERMÚSICA, em Alcobaça, no dia 19 de julho. O espetáculo começa às 21h30.
Para as apresentações na Póvoa de Varzim e em Alcobaça, os bilhetes encontram-se disponíveis através da agenda oficial da Égide – Associação Portuguesa das Artes.
Concerto recupera passagem de Amália pelo Hollywood Bowl
O espetáculo parte da digressão iniciada por Amália Rodrigues nos Estados Unidos, em 1952. A partir desse percurso, o repertório procura mostrar uma artista que ultrapassou as fronteiras tradicionais do fado.
Entre os momentos recuperados está o concerto realizado com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, no Hollywood Bowl, em 1966. Essa apresentação reforçou a projeção internacional de Amália e da música portuguesa.
Além disso, o programa inclui canções da Broadway gravadas pela fadista. Estes temas surgem ao lado de músicas internacionais, composições do cancioneiro popular português e obras associadas às atuações norte-americanas da artista.
Assim, o espetáculo não se limita a recordar a voz mais conhecida do fado. Mostra também a capacidade de Amália para interpretar diferentes linguagens musicais e chegar a públicos fora de Portugal.
Cinco orquestradores assinam os arranjos
A componente orquestral foi preparada especificamente para este projeto. Os arranjos têm as assinaturas de Carlos Azevedo, Daniel Bernardes, Filipe Raposo, Pedro Duarte e Pedro Moreira.
Sob a direção de Jan Wierzba, a Orquestra Filarmonia das Beiras acompanha os três intérpretes numa viagem por diferentes fases do percurso artístico de Amália Rodrigues.
A criação original pertence à Égide – Associação Portuguesa das Artes. Por sua vez, a produção dos três concertos em Portugal fica a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras.
“Amália na América – Além do Fado” procura, deste modo, recuperar uma parte menos explorada da carreira da fadista. Ao mesmo tempo, recorda o papel de Amália como uma das principais representantes da cultura portuguesa além-fronteiras.
