Ana Batista sobre alternativa de Mara Pimenta em Almeirim: “É uma data de responsabilidade, mas muito, muito bonita, rodeada de muitos sonhos”, destacou.

A Arena d’Almeirim receberá uma corrida de touros a 2 de Abril, pelas 17:00.
O cartel conta com Luís Rouxinol, Ana Batista, João Moura Jr., Marcos Bastinhas, Francisco Palha e Mara Pimenta, que toma a alternativa como cavaleira profissional.
Lidam-se touros das ganadarias Lidam-se touros das ganadarias Prudêncio, Condessa de Sobral, Jorge de Carvalho, Passanha, Varela Crujo Herdeiros e Santa Maria.
As pegas estarão a cargo dos forcados de Santarém e Coruche.
A cavaleira Ana Batista concedeu uma entrevista ao Infocul.pt, na qual abordou a corrida em questão, o facto de mais uma mulher tomar a alternativa como cavaleira profissional e ainda o desafiante que é actuar num concurso de ganadarias.
Ana, quais as expectativas para a corrida de touros em Almeirim?
As expectativas são elevadas, porque estamos no início da temporada e estivemos o Inverno todos a trabalhar os cavalos, a pensar nas oportunidades e desafios que poderiam surgir em 2023. Almeirim sendo a minha primeira data é também uma tade de muita responsabilidade.
Como se encontra a quadra de cavalos e quais as novidades para esta temporada?
O início da temporada é desafiante nesse sentido, porque estamos sempre a ver se sai o toiro que permita ir buscar o tal cavalo novo em que acreditamos. Da quadra antiga houve duas baixas, mas conto com o Pérola (Quinta da Foz), Descarado (Alves Inácio), Instinto (Alves Inácio), Lazão (Pedro Artilheiro) e um cavalo em que acredito muito, o Hermozo (PHM). Depois existem mais dois ou três muito novos, que segundo a evolução logo se vê se são estreados esta temporada.
Nesta corrida, destaca-se a alternativa da Mara pimenta. Como vê o facto de haver mais uma mulher a conseguir tomar a alternativa como cavaleira profissional?
Vejo com satisfação, porque também já vivi o que a Mara está a viver. É uma data de responsabilidade, mas muito, muito bonita, rodeada de muitos sonhos. Temos que pensar que o toiro não distingue sexos, mas a Mara tem qualidades e uma margem de progressão enorme.
A Ana é uma das mais importantes cavaleiras portuguesas. Quais os conselhos mais importantes que poderá dar a todas as jovens que querem ser cavaleiras tauromáquicas?
Esta profissão é muito exigente, por isso temos que viver apaixonados pelo que fazemos. Acreditarmos sempre em nós e superarmo-nos dia a dia. Nesta profissão há “rosas e espinhos”, mas o importante é aprender e crescer todos os dias.
O facto da corrida contar com um concurso de ganadarias, torna tudo mais desafiante para os cavaleiros por não saberem à partida o touro que calhará em sorte?
Sim, uma corrida concurso de ganadarias até para o próprio Aficionada é mais atractiva. Dentro de toda a imprevisibilidade, quando se trata apenas de uma ganadarias, podemos ter a ideia do momento que essa ganadaria está a atravessar, tratando-se de seis ganadarias o factor surpresa aumenta. É desafiante logo desde o sorteio! Só espero que o meu toiro invista e me deixe desfrutar.
Como convida o público a esgotar a lotação da Arena de Almeirim?
É uma corrida com um cartel variado e atractivo, com a mais-valia da Alternativa da Mara, que é uma jovem que merece neste dia sentir o apoio e o carinho de todos. Espero que seja uma tarde bonita para todos e particularmente para ela.

