Ana Patrícia Carvalho alerta para comentários na gravidez: “Mais empatia e menos palpites”

Ana Patrícia Carvalho alerta para comentários na gravidez: “Mais empatia e menos palpites”, pediu a jornalista.

Ana Patrícia Carvalho está a viver a primeira gravidez com discrição, mas decidiu quebrar o silêncio sobre um tema que a tem incomodado.

A jornalista da SIC recorreu às redes sociais para deixar um alerta sobre os comentários dirigidos a mulheres grávidas. Entre observações sobre o corpo, a idade e o parto, a comunicadora expôs frases que tem ouvido nos últimos tempos e que considera desadequadas.

Comentários que geram desconforto

Apesar de fazer partilhas pontuais sobre esta fase, Ana Patrícia Carvalho sentiu necessidade de falar de forma mais direta. A jornalista explicou que tem sido confrontada com comentários que ultrapassam a curiosidade normal.

Num desabafo publicado nas redes sociais, começou por enumerar algumas frases que lhe têm sido dirigidas.

- Publicidade -

“Coisas que tenho ouvido nos últimos tempos: «Credo, estás gigante»; «Tens a certeza que é só um bebé?»; «Essa barriga enorme é de gémeos»; «Já estragaste o corpo»; «Aos 40 nunca vais conseguir recuperar»; «Se tivesses 30 era fácil, agora não vais voltar ao normal»; «Vais marcar cesariana, certo?»“

Assim, Ana Patrícia Carvalho chamou a atenção para a forma como certas observações podem tornar-se invasivas. Sobretudo numa fase em que a mulher já lida com mudanças físicas, emocionais e hormonais profundas.

“Tenham cuidado com as palavras”

Depois de expor os exemplos, a jornalista deixou um pedido claro. Para Ana Patrícia Carvalho, a gravidez deve ser acompanhada com apoio, não com pressão adicional.

“A gravidez é um milagre, uma das fases mais bonitas, mas também mais intensas. O pré e pós parto são um carrossel avassalador a nível hormonal. Existem muitos medos, inseguranças, dúvidas e a saúde mental deve ser uma das principais preocupações. Tenham cuidado com as palavras, não acrescentem pressão, nem ansiedade. As mulheres precisam de apoio e não de opiniões inconvenientes. Mais empatia e menos palpites“

A mensagem foi, por isso, além da experiência pessoal. A comunicadora procurou deixar uma reflexão sobre a forma como a sociedade comenta a gravidez, muitas vezes sem medir o impacto dessas palavras.

Saúde mental no centro da mensagem

Com este alerta, Ana Patrícia Carvalho destacou a importância da saúde mental durante a gravidez e no pós-parto.

A jornalista lembrou que esta fase pode ser bonita, mas também intensa e vulnerável. Entre medos, dúvidas e inseguranças, as palavras de terceiros podem aliviar ou aumentar o peso emocional.

Por isso, a comunicadora pediu mais cuidado, mais empatia e menos opiniões não solicitadas. A mensagem serve como chamada de atenção para familiares, amigos, seguidores e todos os que se cruzam com mulheres grávidas.

Uma gravidez vivida com discrição

Ana Patrícia Carvalho tem vivido esta primeira gravidez de forma reservada. Ainda assim, decidiu usar a sua voz pública para denunciar comportamentos que continuam a repetir-se.

Ao expor frases concretas, a jornalista mostrou que muitos comentários normalizados podem ser dolorosos. E deixou um recado simples: uma mulher grávida precisa de apoio, respeito e tranquilidade.

- Publicidade -

Destaques

Benfica goleia Sporting na Luz: Nycole bisa na reviravolta do dérbi

As leoas marcaram primeiro, mas chegaram ao intervalo a...

Laura Pausini fez da MEO Arena uma viagem por mais de 30 anos de canções

Laura Pausini regressou esta quinta-feira, 22 de outubro, à...

JMSN estreou-se em Portugal no LAV com Kat Duma a abrir a noite

JMSN atuou pela primeira vez em Portugal na noite...

Toni Peres transforma «Uma Verdade Tecida em Sombras» em música: «A porta fica sempre entreaberta»

Antes de Toni Peres aprender a escrever música para...

Restaurante Nómada: atum de excelência, sushi fresco e um problema que se ouve à mesa

Há um momento no Restaurante Nómada em que o...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados