Big Brother All Stars: Helena acusada de “dar facadas nos amigos” após choro de Sónia, na tarde de hoje na TVI.
O choro de Sónia Jesus depois da conversa com Helena Isabel motivou críticas à jurista no «Diário» do Big Brother All Stars. Alexandra Ferreira acusou-a de prejudicar a liderança da amiga e classificou-a como uma jogadora da “Liga dos Campeões” quando se trata de “dar facadas nos amigos”.
Na emissão desta terça-feira, 13 de outubro, conduzida por Nuno Eiró, Adriano Silva Martins também considerou desproporcionada a reação de Helena à pulseira oferecida por Sónia. O debate passou ainda pela aproximação da concorrente a Carlos Sousa e pelas críticas de Ana Sousa e Jéssica Maria, cuja cumplicidade mereceu reparos dos dois comentadores.
Alexandra Ferreira acusa Helena de minar a liderança de Sónia
A recusa da pulseira de aliada, justificada por Helena com a presença de Ana Sousa no quarto do líder, continuou no centro da análise. Depois de verem Sónia a chorar na casa de banho, os comentadores questionaram o peso da amizade nas decisões da jurista.
Alexandra Ferreira considerou que Sónia agiu por entusiasmo, enquanto Helena transformou o convite num problema para a própria amiga.
“A Sónia inicialmente fez aquilo sem pensar. Ela estava entusiasmada, quis dar a pulseira à Helena. A Helena levou a mal (…) Mas isto também é minar a própria amiga e a liderança dela. A Helena é perita em fazer isto. Ela é uma jogadora da Liga dos Campeões nisto de dar facadas nos amigos”, afirmou, recuperando também relações anteriores com Vera e Érica Silva.
A comentadora abordou ainda o desagrado de Helena com as imagens exibidas e a sua resistência a ser vista como a antagonista do episódio.
“Ela diz que não quer ser a bruxa. Amiga, para ser bruxa e para ser vilã é muito mais do que isto. A gente tem que manter a posse sempre. E a Helena não mantém a posse”, declarou.
Adriano considera que Ana Sousa foi uma “justificação muito pobre”
Adriano Silva Martins destacou as diferenças entre Sónia e Helena para explicar o conflito, defendendo que a líder pretendia beneficiar a amiga.
“Temos aqui duas concorrentes que, por acaso, são amigas, mas que são muito diferentes. A Helena é estratégica, é fria, é calculadora. A Sónia é muito emocional. A Sónia foi dar um prémio à amiga. A amiga reagiu mal (…) E eu acho que o motivo da Ana é só um grão de areia. É só uma justificação muito pobre para virar tudo do avesso, que é aquilo que a Helena quer”, afirmou.
Esta leitura surgiu numa altura em que Helena também anunciou que não pretendia participar nas provas nem nas atividades, uma decisão que Alexandra associou ao desgaste da liderança de Sónia.
Críticas de Jéssica a Helena levam Alexandra a recordar o seu percurso
A análise não se limitou ao desentendimento entre as amigas. As observações de Jéssica Maria sobre as aproximações de Helena aos homens da casa levaram Alexandra Ferreira a questionar a posição da própria Jéssica.
“A Jéssica também acaba por ter um pouquinho ali de dor de cotovelo, porque a Jéssica também sempre tentou um jogo de casal. Portanto, também não vamos agora santificar a nossa Jéssica”, afirmou.
Quando Nuno Eiró assinalou que Helena não tinha usado esse argumento para responder à colega, Alexandra atribuiu a opção à tentativa de explorar um registo mais divertido com a chegada de Carlos.
“Porque a Helena não quer conflito. A Helena quer tentar ir para este lado engraçado. Está a conseguir, com essa entrada do Carlos, puxar a brasa à sua sardinha”, explicou.
Entrada de Carlos muda protagonismo de Helena e Jéssica
Apesar das críticas à forma como Helena tratou Sónia, Adriano Silva Martins mostrou apreciar a dinâmica criada entre a jurista e as duas concorrentes que a comentam.
“É perfeito ver aqui estas duas amigas da Tieta, duas amigas da Perpétua (…) a cortar na casaca da Helena. Eu gosto das três e acho deliciosa a contracena que elas se dão”, disse, referindo-se a Ana e Jéssica.
O comentador destacou também a relação de Helena com o recém-chegado: “A Helena é a Sirena, ela própria. Já tem ali um novo brinquedo com que se entreter. E eu acho deliciosa a Helena quando ela está a ser ela própria e ela veste esta personagem que ela encarna muito bem.”
Nuno Eiró observou que o conflito voltou a dar expressão a várias presenças na casa: “O Carlos ressuscitou uma Helena. A Helena e as suas animosidades também ressuscitaram de alguma forma uma Jéssica (…) Este conflito acaba por ser telegénico.”
Alexandra compara Ana e Jéssica a “duas velhinhas” a comentar os outros
Para Alexandra Ferreira, a proximidade entre Ana e Jéssica dá continuidade à tendência que identifica no percurso televisivo desta última: procurar um apoio próximo dentro do jogo.
“Se formos a ver o histórico dela, também foi sempre assim (…) Eu sempre vi a Jéssica com alguém, sempre em casal, sempre com um apoio. Ou seja, eu olhava para ela e dizia: ‘como é que é possível? Ela não consegue estar sozinha’. Mas neste jogo realmente ela está em casal, mas com uma amiga”, considerou.
Ao retomar o tema da dupla, a comentadora acrescentou: “A Jéssica só consegue… neste reality show está-nos a mostrar uma faceta diferente que até eu estou admirada, porque eu sempre vi a Jéssica com alguém, sempre em casal, sempre com um apoio. Ela não consegue estar sozinha. Mas neste jogo realmente ela está em casal, mas com uma amiga. Como aquelas duas velhinhas que estão à porta da igreja a fofocar, é tão bom.”
