Coimbra transforma-se no epicentro do vinho em outubro com O Mundo do Vinho 2025, com vasta programação.
8.ª edição promete experiências únicas entre cinema, gastronomia e património
Entre 15 e 29 de outubro, Coimbra recebe a 8.ª edição de O Mundo do Vinho (OMV), evento que celebra a cultura vínica e a partilha em todas as suas dimensões. Durante duas semanas, a cidade transforma-se num palco de encontros e experiências que incluem cinema, literatura, poesia, gastronomia, coleccionismo e enoturismo.
Segundo a organização, “OMV 2025 afirma-se como um evento plural, aberto a todos os que vêem no vinho muito mais do que uma bebida: um símbolo de cultura, partilha e identidade”. O programa deste ano integra quatro novos espaços da cidade: Galeria de Arte da Casa da Mutualidade – A Previdência Portuguesa, Imprensa da Universidade de Coimbra, Semente Atelier e Casa Costa Lobo.
Homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro
Esta edição presta ainda tributo a Rafael Bordalo Pinheiro, a 120 anos da sua morte, com destaque para o humor, crítica social e a paródia gastronómica do artista. Entre as iniciativas estão:
- Apresentação do livro “Rafael de Faca e Garfo”, de Ana Marques Pereira, moderada por Maria da Graça Pericão, a 24 de outubro, na Casa Museu Bissaya Barreto.
- Jantar vínico “Uma Paródia Culinária: Bordalo à mesa do Cordel”, a 25 de outubro, concebido pelo Chef Paulo Queirós, num menu que combina gastronomia e sátira social.
Programação diversificada para todos os públicos
O ciclo de cinema “Sabores, Saberes”, nos dias 15, 22 e 29 de outubro no auditório da ESEC, combina exibição de filmes e degustações inspiradas nas histórias apresentadas. Entre outras atividades destacam-se:
- Exposição de rótulos de vinho do Porto de Carlos Cabral, a partir de 16 de outubro, na Galeria de Arte da Casa da Mutualidade.
- Prova comentada de vinhos Terras de Sicó e Queijo Rabaçal, a 17 de outubro, no Jardim da Canforeira.
- Conversa “Em busca do pão perdido”, a 18 de outubro, no Semente Atelier, que explora a produção artesanal de pão e a ligação ao vinho.
- Concerto de leitura vínico com Miguel Gouveia, a 19 de outubro, na Casa Costa Lobo, acompanhado de gelado artesanal por Pedro Baptista.
- Showcooking com Vera Ferraz, a 23 de outubro, onde o vinho do Porto é protagonista.
Passeio vínico pelo património de Sicó
No dia 26 de outubro, o programa culmina com o passeio “Uma viagem pelo património vitivinícola de Sicó”, que inclui visita à aldeia vinhateira de Podentes, prova de vinhos numa adega local, visita ao PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó e almoço com produtos endógenos.
Participação sujeita a inscrição
A participação nas atividades está sujeita a inscrição prévia, devido à lotação limitada. Os preços variam entre entrada livre, bilhetes a valores reduzidos e programas completos com degustação incluída. Mais informações em www.vinhoearte.pt.
O Mundo do Vinho 2025 promete, assim, unir arte, tradição e sabores num evento imperdível para apreciadores de vinho e cultura, reforçando Coimbra como capital vínica de outubro.