Comboio Histórico a Vapor Templário estreia-se entre Entroncamento e Tomar com missão medieval a bordo

A CP lança o Comboio Histórico a Vapor Templário nos dias 7 e 8 de novembro. A viagem entre Entroncamento e Tomar combina uma locomotiva centenária com recriação medieval nas carruagens, incluindo uma visita em Tomar ou entrada no Museu Nacional Ferroviário, consoante o sentido escolhido.

O Ramal de Tomar vai receber uma nova experiência turística da CP – Comboios de Portugal. Nos dias 7 e 8 de novembro, o Comboio Histórico a Vapor Templário fará quatro circulações diárias, ligando o património ferroviário à história da cidade e à sua herança templária.

A composição terá cinco carruagens históricas, rebocadas pela locomotiva a vapor centenária CP 0186. Segundo o comunicado da empresa, a proposta procura recuperar características das primeiras décadas do transporte ferroviário e criar uma experiência que se prolonga para além do percurso.

“A Viagem dos Cavaleiros do Templo” desafia os passageiros

A animação decorre sob o mote “A Viagem dos Cavaleiros do Templo”, com referências ao século XII, a D. Afonso Henriques e a D. Gualdim Pais.

Ao longo da viagem, os passageiros serão convidados a participar numa missão medieval. Diferentes núcleos de animação circularão pelas cinco carruagens, permitindo o contacto com os vários elementos da recriação.

- Publicidade -

A história dos Templários, as armas e os equipamentos dos cavaleiros, os símbolos e mitos da Ordem, o quotidiano medieval, a música e a dança integram a narrativa preparada para o percurso.

Bilhete inclui visita em Tomar ou entrada no museu

Quem fizer a viagem histórica no sentido Entroncamento – Tomar poderá participar numa visita guiada gratuita a pontos de interesse de Tomar.

No sentido Tomar – Entroncamento, o bilhete dá acesso gratuito ao Museu Nacional Ferroviário, no próprio dia, mediante apresentação do título de transporte.

Em comunicado, Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, enquadra a iniciativa na procura pelos produtos ferroviários históricos:

“A procura que temos registado nos nossos comboios históricos confirma o interesse crescente por experiências turísticas associadas à ferrovia. O Comboio Histórico a Vapor Templário dá continuidade a esta aposta, com uma proposta diferente, que conjuga o património ferroviário com a história e a identidade do território, contribuindo para a sua dinamização económica e turística.”

O responsável destaca ainda a parceria com a Câmara Municipal de Tomar e o Museu Nacional Ferroviário.

Quatro viagens por dia e bilhetes a partir de 13 euros

Nos dois dias, estão previstas duas partidas em cada sentido, com os seguintes horários:

PercursoPartidaChegada
Entroncamento – Tomar10h0611h05
Tomar – Entroncamento12h1513h17
Entroncamento – Tomar16h4017h36
Tomar – Entroncamento18h5519h57

Os bilhetes custam 26 euros para adultos e 13 euros para crianças dos 4 aos 12 anos. Incluem a viagem no Comboio Histórico a Vapor Templário e o regresso, no mesmo dia, num comboio da oferta regular.

A venda já está disponível nas bilheteiras da CP e na bilheteira online da empresa.

Leia também: KFC abre em Santos e estreia Popcorn Chicken em Portugal com doses até 70 unidades

- Publicidade -

Destaques

Rúben Luz Lameira ao Infocul: “Não podemos vender gato por lebre” no cante alentejano

Rúben Luz Lameira tinha os amigos à espera para...

Francisco Inácio, à porta dos 18 anos: “As histórias têm de ser minhas”

Em entrevista ao Infocul, o músico de Rio Maior...

Miguel Lunet: em “Rapaz da Geração Z”, o humor também sabe escrever canções

Há sempre alguém numa festa que parece ter comprado...

Monda: “Talvez Amanhã” e a liberdade de fazer música sem obedecer aos algoritmos

Gosto dos Monda desde o primeiro disco. A ligação...

Rui Veloso emociona o Sagres Campo Pequeno com «Porto Sentido» e homenagens a João Gil e Luís Represas

Rui Veloso levou o Sagres Campo Pequeno numa viagem...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados