Concurso internacional da Ovibeja volta a afirmar Portugal no topo mundial do azeite virgem extra, segundo o anunciado.
Inscrições abertas para a 15.ª edição do prémio
Está oficialmente aberta mais uma edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, uma iniciativa que volta a colocar Portugal no centro da avaliação mundial do azeite.
De acordo com o comunicado de imprensa da organização, “Está aberta mais uma edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Já na sua 15ª edição, o concurso de azeite Ovibeja integra cinco categorias a escrutínio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e Azeites do Hemisfério Sul.”
Categorias e campanhas admitidas
Além disso, a organização esclarece que apenas podem concorrer azeites da campanha atual. “Os azeites entregues a concurso deverão ser obrigatoriamente da atual campanha de 2025-2026, exceto os provenientes do Hemisfério Sul que poderão ser da campanha de 2024-2025.”
Podem participar produtores individuais, associações, cooperativas e empresas embaladoras, desde que estejam devidamente registadas. “Ao concurso podem concorrer azeites de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas embaladoras devidamente registadas.”
Júri internacional liderado por especialista reconhecido
A avaliação das amostras será feita por um painel internacional. Segundo o mesmo comunicado, “A seleção dos melhores azeites presentes a concurso vai ser feita por um painel de jurados internacional, provenientes de cerca de uma dúzia de países.”
A presidência do júri está a cargo de José Gouveia, reconhecido especialista mundial em azeites. “O Presidente do Júri é José Gouveia, especialista mundial em azeites.”
Um concurso único realizado em Portugal
O Prémio CA Ovibeja mantém um estatuto singular no panorama nacional e internacional. A organização sublinha que “o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja continua a ser o único concurso de abrangência internacional realizado em Portugal.”
Todos os anos, o evento reúne cerca de 120 amostras de azeite oriundas de vários países produtores. “Conta anualmente com cerca de 120 amostras de azeites provenientes de mais de uma dezena de países produtores e está classificado como um dos melhores do mundo.”
Entrega de prémios integrada na Ovibeja 2026
A cerimónia de entrega de prémios decorrerá durante a próxima edição da Ovibeja. Conforme indica o comunicado, “A entrega dos prémios aos azeites melhor pontuados será realizada no decorrer da 42ª Ovibeja que está agendada para a semana de 29 de abril a 3 de maio.”
O concurso é organizado pela ACOS, em parceria com a Casa do Azeite, e conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.
Para mais detalhes, incluindo regulamentos e condições de participação, “deverá ser consultado o site do evento em www.azeite-ovibeja.pt”.




