Sábado, Fevereiro 27, 2021

COVID-19: PCP denuncia CTT por omissão de infecções na empresa

O grupo parlamentar do PCP denunciou este sábado “diversas situações em diversos locais” de tentativa de omissão de casos covid-19 nos CTT, nas últimas semanas, e incumprimento das regras de combate à pandemia, tendo pedido esclarecimentos ao Governo.

“Chegaram-nos relatos de tentativas de convencer os trabalhadores a não falarem com outros do mesmo departamento ou serviço, de tentativas de impedir trabalhadores de contactarem a linha SNS 24 e a Direção Geral da Saúde, entre outras formas de coação para que se escondessem informações“, denuncia o grupo parlamentar numa pergunta enviada na sexta-feira ao ministro das Infraestruturas e Habitação, e hoje divulgada à imprensa.


O PCP, no documento, acusa a administração dos CTT de estar “preocupada apenas em aumentar os resultados” financeiros da empresa e de “não olhar a meios para atingir os seus fins, pondo em risco a saúde dos seus trabalhadores, das suas famílias e dos cidadãos” que diariamente se deslocam aos serviços dos correios.

E acrescenta que, desde estações a centros de distribuição postal, passando pelos grandes centros de tratamento e mesmo nos serviços centrais, se têm verificado “inúmeras situações” em que as regras e procedimentos estabelecidos pelas autoridades de Saúde Pública, “clamorosa e irresponsavelmente, não são cumpridas“.

O grupo parlamentar precisa que, só no centro de tratamento em Cabo Ruivo, a “negligência” dos CTT “fez com que se chegasse ao ponto de se verificaram mais de 100 casos positivos” de infeção por sars-cov-2, o vírus responsável pela doença covid-19.

A empresa bem tenta esconder, mas é cada vez mais claro que não estão a ser cumprida várias medidas e orientações básicas de higiene e segurança nos locais de trabalho“, denuncia o partido, lembrando ter denunciado “já por várias vezes” a falta de trabalhadores nos CTT.

Texto: Lusa

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Catarina Furtado emociona-se na entrevista a Goucha: “Nada é mais forte do que mudar a vida destas pessoas”

Manuel Luís Goucha entrevistou Catarina Furtado, no programa 'Conta-me' da TVI. Sobre o seu trabalho com os refugiados, através da Associação Corações com Coroa, disse...

Cartéis revelados para a temporada tauromáquica 2021 em Sevilha

Já são conhecidos os cartéis da temporada tauromáquica 2021, na Real Maestranza Caballería de Sevilha. Toiros de Victoriano del Río para Morante de la Puebla, Andrés Roca...

Goucha repreendeu marido em directo após uso do termo “gajo”

Rui Oliveira, companheiro de Goucha, é presença regular todas as sexta-feiras no programa 'Goucha' na TVI. Ontem, como habitualmente, marcou presença e por entre as...

Siga-nos nas redes sociais

23,963FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
65InscritosInscrever