Sexta-feira, Julho 23, 2021

Cutiño faz balanço de Badajoz e anuncia cartel para Olivença

Cutiño faz balanço de Badajoz e anuncia cartel para Olivença

Encerra hoje a Feira de São João 2021, em Badajoz, e o Infocul entrevistou o empresário José Cutiño [FITAUROMAQUIA], sobre as dificuldades enfrentadas este ano devido à pandemia.

Como bem disseste é uma situação difícil, dada a pandemia que atravessamos, devido à COVID-19, mas nós enquanto empresa fizemos uma grande força para conseguir organizar as corridas, dentro da normalidade possível“, começou por nos dizer.

Acrescentou que “sabíamos também que tínhamos que fazer um esforço relativamente ao valor dos bilhetes. E nesse campo acertámos, porque a afluência correu muito bem, até acima da expectativa. No dia 24 tivemos uma excelente entrada de público, hoje teremos uma superior ainda, o que nos deixa satisfeitos“.

Em termos artísticos, esperemos que a corrida de hoje corra bem, eu estou certo de que será uma boa corrida de touros, com três toureiros em bom momento, esperando assim que rematem a feira em grande“, continuou.

Cutiño destacou que “temos apenas disponível 50% da lotação, de modo a cumprir com todas as condições de segurança. São 5500 bilhetes vendáveis“.

No dia 24 actuaram Ferrera, Morante e Juanito, com Ferrera a actuar hoje novamente, ao lado de Emilio de Justo e Ginés Marin.

Sobre a dupla presença de Ferrera, explicou que “a dupla presença do Ferrera nesta feira é de completo merecimento. A actuação dele aqui a 24 de Outubro foi histórica, não? Ele é um toureiro daqui, tem o seu público e devemos colocar em cada praça, os toureiros que o público dessas praças querem ver“.

Ferrera que se encerrou com 6 touros, da ganadaria Zalduendo, em Outubro passado. A mesma ganadaria que foi lidada no passado dia 24 de Junho.

No passado dia 24 de Junho quem também triunfou forte foi o português Juanito, que Cutiño conhece desde muito tenra idade.

Ver Juanito triunfar aqui deu-me um prazer especialíssimo, porque eu apoderava João Moura e o pai do Juanito era bandarilheiro de João Moura. Vê-lo crescer, vê-lo tornar matador de touros aqui [tirou a alternativa em Badajoz] e vê-lo triunfar perante dois touros sério, no passado dia 24, frente a duas figuras do toureio, com muita gente em praça, e mostrou o que poderá ser como grande figura do toureio. Naquilo que pudermos ajudar, vamos ajudá-lo. Até porque a afición de Portugal é aqui [Badajoz] fundamental e penso que agora há uma grande ilusão desses aficionados relativamente a Juanito“, explicou.

Questionado se tinha ideia de que percentagem correspondia à presença de aficionados portugueses nas corridas em Badajoz, explicou-nos que “não te consigo dizer números certos, mas penso que aqui e em Olivença, cerca de 30 a 40% dos aficionados são portugueses. Os portugueses olham para as praças da Extremadura como olha para as suas e acaba por acorrer em bom número“.

FERRERA, MORANTE DE LA PUEBLA E GINÉS MARIN EM OLIVENÇA

Cutiño gere também a praça de touros de Olivença e acabou por nos falar sobre o que tem preparado para Julho, neste tauródromo.

A habitual feira que decorre em Março, não se realiza este ano. Cutiño apostará em apenas uma corrida de forma a “não deixar passar um ano sem touros em Olivença“.

Olivença estamos pendentes de negociação com a televisão, a Movistar, mas estamos a fazer todos os esforços para conseguir realizar a corrida. Não queremos ficar um ano sem lá realizar uma corrida. No ano passado tivemos sorte, a feira terminou a 8 de Março, o confinamento começou a 13“, disse.

Este ano será apenas uma corrida e não teremos toureiros portugueses“, revelou ainda sobre o cartel que tem para ali pensado.

O cartel que temos pensado, e posso desvendar, é Antonio Ferrera, Morante de La Puebla e Ginés Marin, com touros de Núñez del Cuvillo. Mas falta fechar a data, depende da negociação com a televisão, mas tanto o Ayuntamiento como a empresa estão a remar para que a corrida de realize“, confidenciou, sem ainda poder anunciar uma data em concreto, esperando ter isso fechado entre hoje e amanhã.

Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Rui Lavradorhttp://www.infocul.pt
Jornalista e Director Infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
101InscritosInscrever