Débora Monteiro cai em palco nos Globos de Ouro e João Baião acaba em lágrimas após surpresa, na noite de ontem.
Nem todos os momentos da 30.ª edição dos Globos de Ouro estavam escritos no alinhamento. Débora Monteiro protagonizou um dos episódios mais inesperados da noite ao cair em pleno palco do Coliseu dos Recreios, enquanto João Baião acabou surpreendido com um prémio que nem sequer sabia que existia.
A queda da atriz e apresentadora ficou rapidamente marcada pela reação que teve de seguida. Débora levantou-se e, em vez de deixar o momento ganhar peso, respondeu com humor, dando uma pequena volta sobre si própria e seguindo em frente.
O episódio aconteceu perante a plateia dos Globos de Ouro e rapidamente se tornou num dos momentos espontâneos de uma gala preparada para celebrar os 30 anos da cerimónia.
Débora Monteiro cai e transforma momento em brincadeira
Débora Monteiro tropeçou e acabou por cair no palco, num momento impossível de disfarçar perante as câmaras.
A reação foi imediata.
Depois de se levantar, a apresentadora não se ficou por um simples regresso ao lugar. Fez uma “voltinha”, transformando o contratempo numa brincadeira e arrancando uma reação da sala.
A apresentadora do “Domingão” acabou assim por protagonizar, sem estar previsto, uma das imagens da noite.
Pouco depois, o palco seria cenário de um momento bastante diferente.
João Baião não sabia que ia receber prémio
João Baião estava nomeado para Personalidade do Ano na área do Entretenimento, prémio que acabou nas mãos de Nuno Markl.
O apresentador não tinha, por isso, qualquer razão para pensar que ainda iria subir ao palco para receber um Globo.
A SIC tinha reservado outra surpresa.
Júlio Isidro foi chamado para entregar o Globo Especial dos 30 Anos na categoria de Entretenimento e foi construindo o anúncio sem revelar de imediato o nome do homenageado.
Falou de um profissional que passou por diferentes registos, do teatro à televisão, e recordou que a primeira experiência de João Baião no pequeno ecrã aconteceu precisamente num concurso apresentado por si.
Quando finalmente pronunciou o nome, Baião percebeu que o prémio era para ele.
“O que é isto, Daniel?”, perguntou, olhando para Daniel Oliveira.
O apresentador continuava sem perceber exatamente aquilo que estava a acontecer.
“Eu não estava nada a contar com isto, isto não estava no programa.”
“Eu cresci com o Júlio Isidro”
Receber o galardão das mãos de Júlio Isidro trouxe outra dimensão ao momento.
João Baião recordou imediatamente a influência do veterano apresentador no seu próprio crescimento.
“Eu cresci com o Júlio Isidro. O Júlio Isidro fez as minhas tardes, as minhas noites. Foi para mim deste tempo uma referência. Eu não estava nada à espera disto.”
Baião fez também questão de esclarecer que não se tratava do prémio de Personalidade do Ano para o qual estava nomeado.
“Isto estava completamente fora. Eu não tenho nada, não sei o que dizer, mas quero agradecer muito, obviamente.”
Teatro, televisão e pessoas que ficaram pelo caminho
O discurso passou depois pelo percurso profissional.
João Baião lembrou que os 30 anos de televisão não podem ser desligados da carreira no teatro e mencionou João Lourenço, Carlos Avilez e Filipe La Féria.
Houve ainda uma referência particular a Tânia Ribas de Oliveira.
“Um beijinho muito grande à Tânia Ribas de Oliveira, com quem eu aprendi.”
O apresentador agradeceu também à SIC por continuar a confiar no seu trabalho e recordou os últimos seis anos ligados ao “Domingão” e à “Casa Feliz”.
Débora Monteiro, precisamente uma das protagonistas do outro momento inesperado da noite, esteve entre os colegas mencionados por João Baião durante os agradecimentos.
Diana Chaves foi descrita pelo apresentador como “uma companheira extraordinária”.
Júlio Isidro brinca com tamanho do discurso
Baião continuava, entretanto, a repetir que não esperava qualquer distinção.
“Isto de facto não estava nada à espera, isto é um prémio novo.”
Júlio Isidro aproveitou a deixa.
“Não estava à espera que fizesses um discurso deste tamanho.”
A resposta provocou risos no Coliseu, mas João Baião ainda tinha agradecimentos para fazer.
Dedicou o prémio à família e, sobretudo, ao público que o acompanha há décadas.
“O mais importante é conseguir plantar um sorriso”
Já bastante emocionado, João Baião terminou com uma explicação simples sobre aquilo que continua a procurar quando faz televisão.
“O mais importante para mim fazer televisão, o mais importante de tudo, são as pessoas, são as equipas que nós vamos conhecendo ao longo da vida.”
E deixou a frase que acabou por resumir a homenagem:
“Mas o mais importante mesmo é conseguir plantar um sorriso de quem está do outro lado da câmara e viver com alegria. Isso é o mais importante de tudo. Obrigado, obrigado Portugal, obrigado SIC!”
Numa noite construída em torno de 30 anos de Globos de Ouro, dois momentos bastante diferentes acabaram por escapar ao guião: Débora Monteiro caiu e respondeu com humor; João Baião foi chamado ao palco sem saber porquê e acabou a tentar encontrar palavras para um reconhecimento que não esperava.
Veja o vídeo da queda AQUI.
