Escritaria 2025 homenageia Maria do Rosário Pedreira com poesia, música e literatura em Penafiel

Escritaria 2025 homenageia Maria do Rosário Pedreira com poesia, música e literatura em Penafiel, informou a organização.

Festival regressa para a sua 18.ª edição

O Festival Literário Escritaria regressa a Penafiel para celebrar a poesia portuguesa e a literatura, tendo como homenageada a escritora Maria do Rosário Pedreira. O evento, que decorre em vários pontos do concelho, parte do Ponto C e promete transformar ruas e instituições numa verdadeira festa cultural.

Uma autora multifacetada

Nascida em Lisboa em 1959, Maria do Rosário Pedreira é poeta, romancista, cronista, tradutora e editora. A sua poesia é marcada por temas como o amor, a perda, o tempo e a ausência, com uma escrita depurada e contida.

Além disso, a autora também se destacou na edição literária, tendo lançado nomes como José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Luísa Sobral, Nuno Camarneiro, Paulo Moreiras e Ana Cristina Silva.

Para o fado, escreveu letras interpretadas por artistas como Carlos do Carmo, Ana Moura, Aldina Duarte e António Zambujo.

- Publicidade -

Reconhecimento do festival

O Escritaria é considerado um evento único no panorama nacional, celebrando desde 2007 grandes nomes da literatura. Recentemente, o festival foi distinguido com o prémio “Norte+Criativo” e com o Prémio do Público na primeira edição dos Prémios Mais a Norte.

Segundo a organização, “o reconhecimento da CCDR-NORTE reforça o papel do Escritaria enquanto motor cultural e criativo da região, projetando Penafiel e os autores homenageados a nível nacional e internacional.”

Um encontro entre autores e leitores

Durante a edição deste ano, o público poderá conhecer melhor a obra e a trajetória de Maria do Rosário Pedreira através de conversas, exposições e momentos de leitura. O festival volta assim a cumprir a sua missão de aproximar escritores do grande público, promovendo o gosto pela literatura e a preservação da memória literária portuguesa.

Foto: Vitorino Coragem

- Publicidade -

Destaques

Anastacia no Campo Pequeno: uma noite extraordinária à altura do seu legado

O passado pode ser um lugar confortável. Põem-se os...

Sporting x Marítimo: bis de Pedro Lima vale passagem à final four

Rui Borges mudou os onze titulares e encontrou em...

“Indo eu, indo eu…”: Académico de Viseu deixa Sporting pelo caminho em Alvalade

A viagem fez-se no sentido contrário ao da cantiga,...

Jungle na MEO Arena: de “Sunshine” a “Busy Earnin’”, uma noite com muito mais do que “Back on 74”

Os Jungle trouxeram “Sunshine” à MEO Arena, mas deram...

Protestos pela habitação: PSP retira tendas em Lisboa e no Porto e anuncia 31 detidos

As intervenções da PSP nos protestos pela habitação em...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados