Fátima Lopes volta ao ecrã com “Aqui Há Sabor”: visitas a casa dos famosos, memórias e receitas que prometem conquistar

Fátima Lopes volta ao ecrã com “Aqui Há Sabor”: visitas a casa dos famosos, memórias e receitas que prometem conquistar, dia 5.

Um novo programa intimista no Casa e Cozinha

Fátima Lopes está de volta ao canal Casa e Cozinha com “Aqui Há Sabor”, um formato inteiramente nacional que estreia a 5 de dezembro, às 21h30. Neste novo projeto, a apresentadora entra nas casas de várias figuras públicas para cozinhar a quatro mãos receitas ligadas a memórias e afetos.

Convidados abrem as portas de casa

Na primeira temporada, Fátima visita Bárbara Guimarães, Marlene Vieira, José Figueiras, Joana Cruz, Rui Unas, Bibá Pitta, João Kopke, Carolina Patrocínio, Ricardo Alexandre Pereira e David Carreira.

Ao longo de dez episódios de meia hora, produzidos pela ThinkingAround/Casa dos Conteúdos e emitidos às sextas, sábados e domingos, o programa arranca sempre com um passeio pelo bairro do convidado, onde este revela rotinas e histórias marcantes.

“Um programa em que cozinho com amigos”

Depois do sucesso de “Aqui Há Mão”, Fátima assume este novo formato como a concretização de um desejo antigo. “Um programa em que cozinho com amigos, na intimidade das suas casas, e juntos desfiamos histórias e memórias que nos fazem viajar no tempo”, explica.

No primeiro episódio, Bárbara Guimarães recebe a apresentadora, que revela ser apreciadora de pratos portugueses. Inspirada por essa preferência, Fátima prepara uma feijoada, prato escolhido para inaugurar a temporada.

Reação do canal à nova aposta

Para Marta Barros, diretora do Casa e Cozinha, este é um fecho de ano com chave de ouro:
“Terminamos 2025 da melhor forma. Com ‘Aqui Há Sabor’ reforçamos a aposta em produções originais e o orgulho em ter a Fátima Lopes connosco. (…) As conversas intimistas com os seus amigos e os sabores são o foco do programa, prometendo momentos de grande entretenimento.”

O formato reforça ainda o investimento do canal em conteúdos nacionais alinhados com o seu ADN: proximidade, tradição, autenticidade e inspiração para o dia a dia.


📌 Receita da Feijoada

(Fátima Lopes com Bárbara Guimarães — tal como está no texto original)

Ingredientes:

  • 1 cebola grande
  • Alho q.b.
  • Azeite
  • 1 folha de louro
  • Caril
  • Piri-piri
  • Chouriço (1/3)
  • Bacon (200 g)
  • Polpa de tomate (uma chávena de chá)
  • Vinho branco (1 copo)
  • Entrecosto (750 g)
  • Carne de porco (500 g)
  • ½ couve-lombarda
  • 2 cenouras médias
  • Feijão encarnado (2 latas grandes)

Confeção:

Previamente tempero a carne com sal e alho. Refogo a cebola picada com o azeite e o louro. Acrescento os pedacinhos de bacon e rodelas de chouriço. Depois, junto polpa de tomate e vinho branco. Quando apurar, deito a carne e envolvo bem no refogado. Acrescento o caril e o piri-piri. Logo a seguir junto a couve-lombarda e a cenoura às rodelas. Quando a carne e os legumes estiverem quase cozidos, acrescento o feijão vermelho, previamente cozido, e envolvo tudo, deixando apurar em lume brando.


Calendário completo dos episódios

  • 5 dezembro — Bárbara Guimarães (Feijoada)
  • 6 dezembro — Marlene Vieira (Caldeirada)
  • 7 dezembro — José Figueiras (Empadão)
  • 12 dezembro — Joana Cruz (Bifes de peru panados com arroz de feijão)
  • 13 dezembro — Rui Unas (Bacalhau assado no forno)
  • 14 dezembro — Bibá Pitta (Arroz de garoupa com gambas)
  • 21 dezembro — João Kopke (Peixe grelhado com batata algarvia e salada de pimentos)
  • 22 dezembro — Carolina Patrocínio (Carbonara)
  • 23 dezembro — Ricardo Alexandre Pereira (Sopa de peixe)
  • 26 dezembro — David Carreira (Lasanha)

Destaques

Lisboa: Alfama vence Marchas Populares 2026

Lisboa: Alfama vence Marchas Populares 2026, segundo revelou a...

Portugal vence Nigéria em Leiria e fecha preparação para o Mundial com sinais positivos

Portugal vence Nigéria em Leiria e fecha preparação para...

A pátria também toureia: Santarém cantou Portugal entre bandarilhas, muletas e homens de peito aberto ao touro

A pátria também toureia: Santarém cantou Portugal entre bandarilhas,...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados