Festival Terras sem Sombra em Beja nos próximos dias 23 e 24 de Novembro com um conjunto de actividades.
O concelho de Beja recebe a 23 e 24 de Novembro a programação do Festival Terras sem Sombra. Da agenda do fim-de-semana, destaca-se na noite de 23 de Novembro (21h30) o concerto no Teatro Municipal Pax Julia do ensembleitaliano Camerata Ducale, sob a direcção do maestro e violinista Guido Rimonda: «Em Busca da Perfeição: Obras-Primas de Vivaldi, Tartini, Viotti e Paganini»
O momento dedicado à «Grande Música» assume-se como o corolário de um ano que tem a Itália, essa «Pátria Lírica», como País Convidado do festival. O concerto de encerramento desta 20.ª edição, evoca amplos horizontes criativos, tirando notável partido das ilimitadas possibilidades expressivas dos instrumentos de corda para o repertório do Barroco italiano.
A acção patrimonial, na tarde de 23 de Novembro (15h00) decorre sob o tema Sob o tema «Descobrir um Segredo Bem Guardado: O “Porquinho Doce” de Beja». A actividade, com ponto de encontro no Museu Rainha D. Leonor, convida à descoberta de um doce de amêndoa, preparado em forma de porco, deitado de lado sobre um guardanapo de papel rendado. Não raro, o «Porquinho Doce» também figura na forma de uma porca a amamentar os leitões. Os participantes terão a oportunidade de confeccionarem este pitéu.
Quanto à acção de Salvaguarda da Biodiversidade, no domingo 24 de Novembro (9h30) convida a percorrer um pólo de conhecimento vocacionado para o estudo de artefactos manufacturados a partir de plantas, matérias-primas vegetais e objectos naturais. Sob o tema «Tesouro na Cidade: O Museu Botânico de Beja», a actividade é guiada por Luís Mendonça de Carvalho (director do Museu Botânico do Instituto Politécnico de Beja e professor titular da Cátedra UNESCO em Etnobotânica).
Todas as actividades são de entrada livre e gratuita.
Fotografia: Ivano Buat