Galaxy Watch da Samsung irá incluir Detecção de Apneia do Sono

A Samsung conseguiu aprovação da FDA para incluir detecção de apneia do sono no seu Galaxy Watch. A função estará disponível este ano nos EUA.

A Food and Drug Administration (FDA) deu sinal verde à funcionalidade de detecção de apneia do sono nos dispositivos Galaxy Watch nos EUA. A Samsung diz que esta é a primeira aprovação deste tipo nos EUA. As autoridades sul-coreanas deram luz verde anteriormente para a funcionalidade ser utilizada no seu país.

Esta função permite que pessoas a partir de 22 anos, que não tenham sido diagnosticadas, verifiquem sinais de apneia do sono usando seu smartwatch. A aplicação procura por sinais de apneia do sono obstrutiva moderada a grave (SAOS) durante o período mínimo de duas noites. Portanto, os utilizadores precisam de monitorizar o seu sono por mais de quatro horas duas vezes ao longo de um período de dez dias para obter resultados.

Galaxy Watch Samsung Sleep Tracking
Imagem: GSMArena

O que é a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono?

A SAOS (síndrome de apneia obstrutiva do sono) é um distúrbio respiratório do sono caracterizado pelo breve, mas frequente bloqueio das vias respiratórias, que provoca interrupções da respiração totais (apneias) ou parciais (hipopneias) durante o sono. Ou seja, ocorre um relaxamento excessivo dos músculos da via aérea superior resultando no bloqueio da normal respiração.

O ressonar incómodo habitual é muitas vezes o início de uma doença com consequências na saúde a longo prazo. Cerca de 80% das pessoas que ressonam têm apneia obstrutiva do sono (SAOS). Esta síndrome afeta entre 9% a 24% da população adulta, homens acima dos 40 anos, mulheres pós-menopausa e crianças (2%). Estima-se que um milhão de portugueses sofre desta patologia. Além disso, é ainda responsável por mais de 100 mil acidentes de viação por ano, devido ao facto dos doentes adormecerem ao volante.

Disponibilidade na UE e Integração no Galaxy Watch

Com esta funcionalidade de detecção de apneia do sono, a Samsung dá mais um passo no seu compromisso contínuo de fornecer aos seus utilizadores do Galaxy as melhores ferramentas de sono possíveis para melhorar seus hábitos de saúde.

A funcionalidade estará disponível na série Galaxy Watch nos EUA através da aplicação Samsung Health Monitor no terceiro trimestre de 2024.

No entanto, apesar da Samsung não ter feito qualquer referência à disponibilidade no mercado Europeu, espera-se que esta função esteja disponível brevemente após aprovação por parte da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Fontes: Samsung / CUF / SNS24

Artigos relacionados:
Display Transparente Micro LED: Samsung imparável na inovação
Galaxy Ring da Samsung com lançamento confirmado para Julho
Samsung anuncia a Team Samsung Galaxy para Paris 2024

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,777FãsCurtir
12,739SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
277InscritosInscrever