Imagem criada por IA gera polémica em homenagem a Diogo Jota na RTP, tendo o canal já prometido um pedido de desculpas.
Na manhã de quinta-feira, 3 de julho, a emissão do programa “Praça da Alegria”, da RTP1, ficou marcada por uma homenagem que rapidamente se tornou polémica. O canal público recorreu à Inteligência Artificial para criar uma imagem de Diogo Jota, falecido horas antes num acidente de viação em Espanha, juntamente com o irmão, André Silva.
No entanto, a intenção de prestar tributo ao futebolista acabou por gerar uma onda de críticas nas redes sociais e fora delas. O motivo? A representação criada por IA foi considerada desrespeitosa e pouco fiel ao jogador.
“Há decisões que não têm justificação e este caso é um exemplo. Não havia qualquer necessidade de usar IA para criar uma imagem – ainda por cima distorcida – de Diogo Jota“, reagiu o canal público.
A imagem apresentada durante a emissão do programa foi rapidamente contestada por telespectadores, que acusaram a estação de falta de sensibilidade num momento tão delicado.
Como consequência, a RTP1 já assumiu o erro e prometeu um pedido formal de desculpas. A estação pública garantiu que “vai apresentar um pedido de desculpas já na próxima segunda-feira, dia 7.”
Recorde-se que Diogo Jota, de 28 anos, e o irmão André Silva, de 25, perderam a vida na sequência de um trágico acidente de viação em Espanha. A notícia gerou comoção em todo o país e provocou inúmeras manifestações de pesar no mundo do desporto.

