Quinta-feira, Outubro 21, 2021

João Diogo Fera na Palha Blanco: “Sonho tourear um touro a gosto na minha terra”

João Diogo Fera na Palha Blanco: "Sonho tourear um touro a gosto na minha terra"
D.R. (Fotografia cedida gentilmente pelo matador de touros João Diogo Fera, para esta entrevista)

João Diogo Fera na Palha Blanco: “Sonho tourear um touro a gosto na minha terra”, destacou o matador ao Infocul.pt.

João Diogo Fera fará a sua apresentação em Portugal, como matador de touros, no dia 2 de Outubro, na Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira.

O mais recente matador português, tirou a alternativa em El Espinar, Espanha, tendo Javier Herrero como padrinho e Curro de la Casa como testemunha.

Em Vila Franca de Xira, a 2 de Outubro pelas 22:00, o cartel será composto pelos matadores António João Ferreira, Nuno Casquinha, Joaquim Ribeiro ‘Cuqui’ e João Diogo Fera. Lidar-se-á um curro de touros da ganadaria de Oliveiras, Irmãos.

Em entrevista ao Infocul, o matador começou por destacar que “dia 2 de Outubro faço a minha apresentação, como Matador de Toiros, e as expectativas são enormes. Porque é a minha terra e é a minha praça , tourear na Palha Blanco é algo especial para mim. E as sensações são de respeito mas também autênticas, porque sonho com tourear um touro a gosto na minha terra. Essa ideia está sempre na minha cabeça desde que quis ser toureiro“.

Com a toma da alternativa, “foi um ano especial e sonhado para mim, realizei o meu sonho, Vila Franca e a Escola de Toureio José Falcão fizeram mais um Matador de Toiros“, acrescentou.

Quando questionado se o facto de aparecer pouco na imprensa se deve à timidez ou a opção da própria imprensa, o matador foi assertivo na resposta: “Não é o facto de ser tímido que não se tenha falado em mim, acho que se falou o que se devia de falar, a comunicação social toda ela se disponibilizou e me tratou com muito carinho, ao qual agradeço por aqui a toda a comunicação social todo o carinho e o apoio. E nestes momentos é sempre importante que se fale de toiros e o papel da comunicação social é fundamental“.

Sobre a forma como define o seu toureio, começou por explicar que “não sou a pessoa mais indicada para falar de mim“, contudo sempre destacou que “para mim o toureio é algo que sai natural, que seja com pureza, e isso não se aprende, é um dom que Deus te dá“.

O sentimento e a sensibilidade são as fontes onde eu gosto de me situar. Tudo o que seja intemporal tem outro sentido, até nos corações dos aficionados“, explicou.

Sobre as suas maiores referências nacionais e internacionais, apresentou aquilo que denominou de “cartelazo”: “As minhas referências Nacionais e Internacionais são três, e que cartelazo: Maestro José Júlio, Maestro Rafael de Paula e o Maestro José María Manzanares ( Pai )“.

Em Vila Franca, como atrás referimos, irá enfrentar touros da ganadaria de Oliveiras, Irmãos. “É uma Ganadaria com história , com ‘solera’ e fonte de bravura para outras ganadarias Portuguesas. Onde está ligada a uma união incrível as faenas históricas do toureio a pé em Portugal e algumas inclusive em Espanha. Destaco a humilhação dos toros de Oliveiras, como a prontidão e a profundidade das suas investidas“.

João Diogo Fera relevou ainda que “a temporada está a ser positiva e bonita, podia dizer-lhe que gostaria de falar de outros números em relação a corridas. Para um toureiro, o bonito é vestir-se de toureiro 20 ou 30 tardes. Mas sinto me orgulhoso porque se foi assim é porque tinha de ser assim, pode ser que para o ano seja diferente”.

Este ano comecei em Almendralejo dia 1 de Maio, onde cortei duas orelhas (na despedida de Novilheiro). Depois, foi a corrida da minha alternativa, em El Espinar, onde cortei outras duas orelhas. E ontem, dia 26 de Setembro, em Yecla ( Murcia ) a sorte não me acompanhou, onde me tocaram dois touros sem qualquer opção de triunfo. Mas acho que no contexto geral está a ser uma temporada importante para mim, as sensações que tenho e que consegui transmitir aos aficionados é algo autêntico e que não tenho palavras para descrever, espero e desejo que em Vila Franca possa dar este seguimento“, detalhou.

O matador confidenciou, depois, como é feita a sua preparação. “A preparação física é muito importante para física e psicologicamente estares a altura das circunstâncias. Em média, dedico umas 4 horas diárias à minha preparação. Os treinos são feitos em duas fases, numa primeira a parte física, e numa segunda a parte técnica (não gosto muito usar esse termo de técnica, porque soa a algo forçado, e o toureio tem que ser natural , dentro da minha forma de ver de sentir o toureio). Mas é baseada no toureio de salão, algo que para mim é fundamental no dia a dia diário“, referiu.

Actualmente vê o toureio a pé, em Portugal, “com muito bom ambiente, existe um enorme talento entre os meus companheiros e aí está que cada dia mostram que o toureio a pé em Portugal está num nível elevadíssimo“.

Sobre superstições, confesso que “tento não pensar muito nisso. Claro que tenho duas ou três coisitas que me inquietam ( e que guardo para mim ), mas prefiro não pensar muito nisso para não dar motivo à cabeça de distrair-se e pensar nas superstições“.

Ser Matador de Toiros em Portugal é dar continuidade a uma geração de valores imensamente grande. E de um respeito incontornável aos que marcaram uma Época. E de seguir com o legado que todos eles nos deixaram“, respondeu, quando questionado se ser matador de touros em Portugal era um acto de amor.

“A mensagem que deixo aos aficionados é de agradecimento, são eles os principais activos da tauromaquia, sem eles o toureio não tinha sentido e é por eles que o toureio tem outro sabor”, rematou.

A corrida de dia 2 de Outubro na Palha Blanco pretende ainda homenagear os matadores vilafranquenses.

A reservas podem ser feitas através do número 913325158.

João Diogo Fera na Palha Blanco: “Sonho tourear um touro a gosto na minha terra” é o desejo maior do jovem toureiro que se apresenta pela primeira vez como matador em Portugal, com grande expectativa por parte da afición.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever