José Rodrigues dos Santos afastado da noite eleitoral da RTP após polémica com o PCP, aquando de uma entrevista.
Pela primeira vez em quase três décadas, José Rodrigues dos Santos não marcará presença na noite eleitoral da RTP, agendada para este domingo. A informação foi confirmada pelo próprio jornalista ao Correio da Manhã, embora o motivo da decisão não tenha sido revelado.
A cobertura especial da RTP será conduzida por Carlos Daniel, Ana Lourenço e João Adelino Faria, sob coordenação de Sandra Sá Couto, assumindo assim a responsabilidade de analisar os resultados das eleições europeias em direto.
O afastamento de José Rodrigues dos Santos surge semanas após uma polémica entrevista com Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, transmitida no final de março. Durante os 10 minutos de conversa, o jornalista focou-se exclusivamente na posição do PCP sobre a guerra na Ucrânia, gerando desconforto por parte do entrevistado.
A forma como o pivô conduziu a entrevista foi alvo de fortes críticas, tanto do público como do próprio PCP, que acusou o jornalista de “provocação” e ameaçou recorrer a meios legais. “O fascismo e a guerra sabem que têm na firmeza do PCP o seu inimigo”, escreveu o partido nas redes sociais após a emissão.
A ausência de José Rodrigues dos Santos numa das noites mais importantes da informação nacional marca assim uma mudança significativa na habitual estratégia informativa da RTP.
Assim, surpreendentemente, José Rodrigues dos Santos afastado da noite eleitoral da RTP após polémica com o PCP.