Luís Osório elogia Jorge Fernando: “um homem que é muito mais do que a maioria dos portugueses reconhece”

Luís Osório elogia Jorge Fernando: “um homem que é muito mais do que a maioria dos portugueses reconhece”, considerou.

O jornalista e escritor Luís Osório elogiou Jorge Fernando, através da sua rubrica ‘Postal do Dia’.

Foto: Nuno Almeida

Nesse sentido, destacou a vida e obra do artista, num texto profundamente bonito.

Eis o Postal do Dia:

- Publicidade -

“O Jorge Fernando não se pode dar ao luxo de morrer

1.

Apanhei hoje um táxi e estava na Rádio Amália.

Ouvi Jorge Fernando a acompanhar a diva à guitarra e voltei a pensar no susto que deve ter apanhado o ano passado.

É que uma operação ao coração é uma operação ao coração.

Correu bem, mas podia não ter corrido, podia não ter resistido, podia não ter chegado a tempo ao hospital, podia ter protelado mais um pouco e deixado para amanhã, felizmente não o fez.

O Jorge Fernando foi operado ao coração e podíamos ter-nos despedido de um homem que é muito mais do que a maioria dos portugueses reconhece – quase apostaria.

2.

Conheci-o em casa de Amália Rodrigues.

Eu pela mão do meu pai – adolescente, introvertido e curioso do mundo – e ele a acompanhá-la numa guitarra a quem castigava com o seu talento.

O Jorge tem agora 67 anos, deveria andar pelos trinta quando o vi no sofá da casa de Amália. Estavam muitas pessoas, estavam sempre muitas pessoas e ele, pelo menos na memória que tenho, não fazia qualquer cerimónia, era família.

Foi sempre um dos preferidos de Amália, ela gostava de o ter ao pé.

E de o ouvir.

O Jorge era e é um homem bonito.

E um comunicador.

A vida não lhe tinha sido fácil.

Nascera no Casal Ventoso, primeiro bairro de Lisboa onde entrou a droga.

O Jorge Fernando é bem capaz de ter conhecido o mítico Dragão que a polícia matou numa rusga falada durante muitos anos.

Viu tudo, fez amizades, mas seguiu sempre o seu caminho.

Às vezes com vergonha de dizer de onde vinha.

Às vezes a chorar às escondidas por os meninos não brincarem consigo.

Cresceu sem o pai que emigrou para França e depois para o Brasil. Era camionista e um dia partiu para não mais regressar.

A sua guitarra salvou-o.

E o fado também.

Nasceu com Lisboa dentro de si – abria a boca e parecia que a sua voz era a voz dos bairros, a voz de uma madrugada em extinção.

3.

O Jorge Fernando foi o ano passado operado ao coração.

Felizmente correu bem, mas se tivesse corrido mal talvez perdêssemos a oportunidade de o conhecer melhor, de o ouvir com outro modo de escutar.

Porque vale a pena escutá-lo.

É um sedutor e ao sê-lo talvez nos distraia do resto, do seu talento e da sua guitarra, da facilidade com que inventa letras e músicas, do sentido de humor, daquele Festival da Canção onde perdeu ganhando – quem não se lembra de “Umbadá”?

Sem ele talvez o extraordinário talento da Ana Moura não tivesse sido do conhecimento do país.

E se falo da Ana poderia falar de outras e de outros que foram tocados pelo seu modo de ver o fado, de sentir a música, de compor e aconselhar.

4.

O seu coração traiu-o, mas conseguiu recompor-se e voltar ao mundo.

Tem uma filha pequenina que o ajuda a ver o futuro, que o obriga a ver o futuro, não há outra forma possível.

O Jorge Fernando não se pode dar ao luxo de morrer com uma bebé de dois anos nos braços.

Ela precisa que ele continue.

E que um dia lhe conte do jeito que tinha para a bola, da primeira vez que cantou o fado, da amizade com o Fernando Maurício, o rei dos reis do fado, das vielas que conhece de cor, das canções que ainda não compôs e dos sonhos que ainda não sonhou.

Ele é o último símbolo de uma Lisboa que já não existe.

A Lisboa da Igreja de Santo Estevão, a Lisboa do fado vadio e dos “pintas”, a Lisboa dos marialvas e da voz rouca, do penalty de vinho tinto, do café com cheirinho, do pastelinho de bacalhau.

O Jorge Fernando não pode morrer porque se isso acontecesse essa Lisboa deixaria de amanhecer.

LO”

- Publicidade -

Destaques

As vicissitudes da vida adulta

Todos nós ao longo das nossas vidas, já tivemos...

Fischer-Z celebraram 50 anos no Coliseu de Lisboa: a memória ainda tem pulso

Fischer-Z celebraram 50 anos no Coliseu de Lisboa: a...

Quando o século XVIII voltou a entrar no Campo Pequeno

Quando o século XVIII voltou a entrar no Campo...

Aparatosa queda de João Moura Caetano assusta Campo Pequeno durante a lide

Aparatosa queda de João Moura Caetano assusta Campo Pequeno...

João Moura Caetano no Campo Pequeno: “Foi uma lide redonda e completa”

João Moura Caetano no Campo Pequeno: "Foi uma lide...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados