Pedro Chagas Freitas: “Quando olhares para trás, vais sentir falta da primeira vez em que olhaste nos olhos de quem amas”, destacou.
Olhar para trás e perceber o essencial
O escritor Pedro Chagas Freitas publicou recentemente uma reflexão nas redes sociais sobre prioridades e memórias afetivas. Ele afirma: “Quando olhares para trás, não vais sentir falta de teres sido promovido mais uma vez, de teres conseguido mais um aumento, de teres conduzido um carro topo de gama.”
Momentos com a família que ficam na memória
Segundo o autor, são os pequenos gestos e vivências familiares que realmente marcam: “Quando olhares para trás, vais sentir falta do cheiro do cabelo do teu filho bebé quando se encostava a ti, da maneira como ele te chamava quando ainda mal sabia falar, da forma como encaixava inteiro no teu colo.”
Ele acrescenta ainda que momentos do dia a dia com os filhos e parceiros são insubstituíveis: “Quando olhares para trás, vais sentir falta das noites sem dormir para o adormecer, da vontade que ele tinha de dormir sempre na tua cama e não na dele, das pequenas quedas que ele dava quando começou a andar.”
O valor das relações e dos afetos
Pedro Chagas Freitas reforça que a presença e os afetos familiares e de amizade superam conquistas materiais: “Quando olhares para trás, vais sentir falta da primeira vez em que olhaste nos olhos de quem amas, da maneira como descobriste que tinhas encontrado a pessoa que querias para sempre, de ter a vida toda pela frente ao lado dela.”
Ele lembra também a importância dos laços familiares: “Quando olhares para trás, vais sentir falta da voz da tua mãe quando choravas e querias colo, do abraço apertado do teu pai, da união incondicional dos teus irmãos, da mesa cheia dos teus amigos.”
Mensagem final: dedicar-se ao que importa
O escritor conclui com um alerta à ação imediata e à valorização do essencial: “Quando olhares para trás, vais sentir falta do que amaste, só disso. É bom que seja a isso que te dedicas acima de tudo, é bom que não deixes um dia passar sem teres pelo menos um pouco disso. Agora. Imediatamente. Antes de que tudo o que te reste seja olhar para trás. Vai.”
O novo livro de Pedro Chagas Freitas, O Hospital de Alfaces, já está disponível em todos os hipermercados e livrarias.