Segunda-feira, Julho 26, 2021

Praia dos Galápos: Amanhã inicia destruição de habitação ilegal

imagem da construção

Amanhã, dia 11 de março de 2021 dar-se-á início à demolição de uma construção ilegal que funcionava como restaurante, situada na praia de Galápos, no concelho de Setúbal, localizada em zona de elevado risco, sujeita ao galgamento pelo mar.

Esta ação encontra-se prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sintra-Sado em vigor, nomeadamente na respetiva ficha de intervenção associada ao Plano de Praia, estando também prevista no futuro Programa da Orla Costeira Espichel-Odeceixe, em fase de finalização, indicando-se esta estrutura para demolição prioritária.

A intervenção agora a realizar visa a proteção do litoral e suas populações, antecipando riscos e cenários potenciados pelas alterações climáticas e tem como objetivo principal a prevenção e mitigação do risco associado à erosão e inundação oceânica, resultante do efeito da ação do mar sobre a referida construção, assim como a mitigação do risco de desmoronamento de material rochoso da vertente imediatamente a norte.

Em simultâneo, pretende-se dotar esta praia de um caminho de emergência, melhorando as suas condições de acessibilidade, uma vez que atualmente esta é uma pequena praia com acessos muito precários.

A intervenção está orçamentada em € 156.830,71, sendo apoiada através de candidatura aprovada pelo POSEUR no âmbito do Aviso n.º 7 – “Ações Materiais de Proteção do Litoral bem como Estudos de Identificação e Caraterização dos Riscos que afetam as Zonas Costeiras”, do EIXO II – “Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

A obra encontra-se calendarizada para um período de 80 dias, estando a sua conclusão prevista para a primeira semana de maio de 2020.

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente

imagem da construção sujeita ao galgamento oceânico associado à tempestade Emma em 2018

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
101InscritosInscrever