
João Catarré, Maya Booth, Filipe Vargas, João Didelet, José Martins, Figueira Cid e Tobias Monteiro são os protagonistas d´A Abóbada. Adaptação cinematográfica do conto de Alexandre Herculano com argumento de Pedro Marta Santos e com o olhar da realizadora Cláudia Clemente para ver na próxima sexta-feira, às 23h00, na RTP1.
Para celebrar a vitória sobre os castelhanos na batalha de Aljubarrota, o rei D. João I (João Catarré) decide mandar construir um grande mosteiro. Na corte, uns defendem que deve ser um arquiteto estrangeiro, largamente experiente e mais preparado, a tomar o encargo de tão grande responsabilidade.
Outros defendem que, precisamente pela enorme responsabilidade e simbolismo de tal monumento, deve ser um entre os muito sabedores e experimentados portugueses a fazê-lo. A ala estrangeirista será encabeçada pela rainha (Maya Booth) e a nacionalista pelo rei.
Gera-se o desentendimento, mas a súbita cegueira de Mestre Afonso Domingues (José Martins) acaba por levar o rei a ceder e entregar a obra ao arquiteto estrangeiro (Tobias Monteiro), que acaba por a ver derrocar.
Perante o desastre, D. João I chama o que sempre foi seu eleito, Mestre Afonso, que mesmo que cego dirige a construção da estrutura gótica de uma nova abóbada. E, se a abóbada não caiu, não cairá, até hoje.
Trezes traz-nos o olhar de realizadores portugueses sobre alguns dos melhores contos da literatura portuguesa clássica e contemporânea, num projeto que junta igualmente os melhores atores nacionais para acompanhar nas noites de sexta-feira da RTP1.