Trump dá prazo curto ao Irão antes de retomar ataques: “Não vou deixar o mundo rebentar sob a minha vigilância”, disse.
Donald Trump admitiu esperar apenas mais alguns dias antes de decidir se os Estados Unidos retomam os ataques contra o Irão.
O presidente norte-americano afirmou esta terça-feira que a suspensão do reinício dos bombardeamentos tem uma “duração limitada”. A decisão surge após pedidos de líderes da Arábia Saudita, Qatar e Emirados Árabes Unidos, que acreditam numa possível via diplomática com Teerão.
Ataques estavam prestes a ser retomados
Trump revelou que os bombardeamentos estavam praticamente decididos e deveriam ser retomados esta terça-feira.
Segundo o presidente dos Estados Unidos, faltava pouco mais de uma hora para dar luz verde à operação militar quando recebeu o pedido dos aliados do Golfo.
“𝗙𝗮𝗹𝘁𝗮𝘃𝗮 𝗽𝗼𝘂𝗰𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗲𝘂 𝗱𝗮𝗿 𝗮 𝗼𝗿𝗱𝗲𝗺, 𝗲𝘀𝘁á𝘃𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗻𝘁𝗼𝘀… [𝗢𝘀 𝗮𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲𝘀] 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿𝗶𝗮𝗺 𝗮 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝗿 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗺𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼”, disse, em entrevista à CNN.
De acordo com Trump, os líderes daqueles países pediram “𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘂𝗻𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀”, por considerarem que o Irão está a mostrar outra abertura nas negociações.
“Parece que desta vez é diferente”
O presidente norte-americano assumiu algum otimismo, embora sem afastar a hipótese de nova ação militar.
“𝗗𝗶𝘀𝘀𝗲𝗿𝗮𝗺-𝗺𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘀𝘁ã𝗼 𝗮 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀𝗼𝘀, 𝘃𝗮𝗺𝗼𝘀 𝘃𝗲𝗿 𝗻𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗱á. 𝗣𝗮𝗿𝗲𝗰𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘃𝗲𝘇 é 𝘂𝗺 𝗽𝗼𝘂𝗰𝗼 𝗱𝗶𝗳𝗲𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲”, afirmou.
A frase surge depois de outras ocasiões em que Trump já tinha dito que Washington e Teerão estavam perto de um acordo. Até agora, porém, esse entendimento não se concretizou.
Ainda assim, o prazo agora dado pelo presidente dos Estados Unidos é curto.
“𝗩𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮𝗿 𝗱𝗼𝗶𝘀 𝗼𝘂 𝘁𝗿ê𝘀 𝗱𝗶𝗮𝘀… 𝘁𝗮𝗹𝘃𝗲𝘇 𝗮𝘁é 𝘀𝗲𝘅𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮, 𝘀á𝗯𝗮𝗱𝗼, 𝗱𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼… 𝘁𝗮𝗹𝘃𝗲𝘇 𝗮𝘁é 𝗮𝗼 𝗶𝗻í𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗽𝗿ó𝘅𝗶𝗺𝗮 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮. 𝗦𝗲𝗿á 𝘂𝗺 𝗽𝗲𝗿í𝗼𝗱𝗼 𝗹𝗶𝗺𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼, 𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗻ã𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗜𝗿ã𝗼 𝘁𝗲𝗻𝗵𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗺𝗯𝗮 𝗻𝘂𝗰𝗹𝗲𝗮𝗿”, avançou.
Trump rejeita preocupação com popularidade da guerra
Na mesma entrevista, Trump garantiu que não está preocupado com a forma como a opinião pública norte-americana olha para a guerra.
O presidente defendeu que a sua prioridade é impedir que o Irão desenvolva armamento nuclear.
“𝗡ã𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗿𝗼 𝘀𝗮𝗯𝗲𝗿 𝘀𝗲 𝗮 𝗴𝘂𝗲𝗿𝗿𝗮 é 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗿 𝗼𝘂 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗿, 𝘁𝗲𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗼 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿. 𝗡ã𝗼 𝘃𝗼𝘂 𝗱𝗲𝗶𝘅𝗮𝗿 𝗼 𝗺𝘂𝗻𝗱𝗼 𝗿𝗲𝗯𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝘀𝗼𝗯 𝗮 𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮 𝘃𝗶𝗴𝗶𝗹â𝗻𝗰𝗶𝗮, 𝗶𝘀𝘀𝗼 𝗻ã𝗼 𝘃𝗮𝗶 𝗮𝗰𝗼𝗻𝘁𝗲𝗰𝗲𝗿”, garantiu.
A mensagem deixa claro que a suspensão dos ataques não representa uma mudança definitiva de estratégia. Trata-se, antes, de uma janela curta para testar a via negocial.
Irão ameaça responder com “novas frentes”
Do lado iraniano, o tom continua duro. As Forças Armadas do Irão ameaçaram abrir novas frentes caso os Estados Unidos retomem os bombardeamentos contra o país.
“𝗦𝗲 𝗼 𝗶𝗻𝗶𝗺𝗶𝗴𝗼 𝘃𝗼𝗹𝘁𝗮𝗿 𝗮 𝗰𝗮𝗶𝗿 𝗻𝗮 𝗮𝗿𝗺𝗮𝗱𝗶𝗹𝗵𝗮 𝘇𝗶𝗼𝗻𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗲 𝗹𝗮𝗻ç𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀𝘀ã𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗜𝗿ã𝗼 𝗻ã𝗼 𝗵𝗲𝘀𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝗺𝗼𝘀 𝗲𝗺 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗿 𝗻𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗳𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝘂𝘀𝗮𝗿 𝗻𝗼𝘃𝗼𝘀 𝗺𝗲𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗺é𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀”, afirmou um porta-voz.
A ameaça aumenta a pressão sobre as negociações e mostra que qualquer decisão militar norte-americana poderá ter consequências regionais.
NATO pondera missão no estreito de Ormuz
Entretanto, a tensão também se estende ao estreito de Ormuz, uma das vias marítimas mais sensíveis para o comércio internacional.
Segundo a Bloomberg, a NATO está a discutir uma possível operação para escoltar navios caso aquela passagem não seja reaberta até ao início de julho.
A proposta ainda não reúne apoio unânime entre os Estados-membros. Ainda assim, representa uma mudança importante na postura da Aliança.
Até agora, a NATO apenas admitia uma missão no estreito depois do fim da guerra entre os Estados Unidos e o Irão.
Xi Jinping pede fim do conflito no Médio Oriente
No plano diplomático, o presidente chinês Xi Jinping apelou ao fim do conflito no Médio Oriente durante um encontro com Vladimir Putin.
A informação foi avançada pela agência Xinhua, citada pela Al Jazeera.
Assim, a crise entre Washington e Teerão continua a mobilizar várias frentes: a pressão militar dos Estados Unidos, a ameaça iraniana, a preocupação com Ormuz e os apelos internacionais à desescalada.
Por agora, Trump parece disposto a esperar. Mas deixou claro que essa espera tem prazo curto.


