RTP prepara cobertura especial do Mundial com jogos de Portugal, rádio em direto e legendagem automática

RTP prepara cobertura especial do Mundial com jogos de Portugal, rádio em direto e legendagem automática, revelou em comunicado.

Leia também: Mundial 2026 transforma sonho de ver Portugal ao vivo num luxo para poucos

A RTP vai acompanhar o Mundial até à final, com uma operação especial distribuída pela televisão e pela rádio. Segundo o comunicado enviado às redações, a estação pública terá enviados especiais, espaços diários, emissões nos dias dos jogos de Portugal e cobertura reforçada na Antena 1.

A operação vai seguir de perto a Seleção Nacional, mas também os principais momentos da competição. Além disso, a RTP anuncia um serviço de legendagem automática nas transmissões dos jogos, através do Teletexto.

Cinco espaços diários na RTP Notícias

Na televisão, a cobertura contará com os enviados especiais Manuel Fernandes Silva, Hugo Gilberto e João Miguel Nunes. A estes juntam-se os correspondentes da RTP nos Estados Unidos da América.

De acordo com a informação divulgada, a RTP Notícias passa a ter cinco espaços diários dedicados ao Mundial. As emissões estão previstas para as 12h15, 16h30, 19h30, 22h00 e 01h00.

Nesses blocos, a estação promete acompanhar os momentos mais marcantes da competição, com atenção especial ao dia a dia da Seleção Nacional.

Além disso, o espaço da noite terá várias rubricas. Entre elas estão “Na Terra de…”, com reportagens sobre as origens dos jogadores portugueses, “Selecionador de Bancada”, “Futebolês” e “Mundial nas Redes”.

A cobertura também estará presente nos principais blocos informativos da RTP, incluindo o “Jornal da Tarde” e o “Telejornal”.

Jogos de Portugal com emissões especiais

Nos dias em que Portugal entrar em campo, a RTP Notícias terá emissões especiais de pré e pós-jogo. Segundo o comunicado, essas emissões vão incluir reportagens, diretos e análise com um painel de comentadores.

Um dos jogos em destaque é Colômbia-Portugal, marcado para 28 de junho, às 00h30, com transmissão em direto na RTP1.

Antes disso, a RTP1 transmite também França-Senegal, a 16 de junho, às 20h00, e Suíça-Bósnia e Herzegóvina, a 18 de junho, às 10h00.

A cobertura da RTP vai além dos jogos da Seleção Nacional. A estação terá ainda um jogo dos 16 avos, um jogo dos oitavos e a final do Mundial, todos em direto na RTP1.

Partida da Seleção para os Estados Unidos em direto

Antes da estreia de Portugal na competição, a RTP Notícias acompanha a partida da Seleção Nacional para os Estados Unidos.

A emissão especial está marcada para 12 de junho, entre as 13h00 e as 15h00.

Com esta programação, a RTP quer seguir a equipa portuguesa desde os primeiros passos da viagem até aos momentos decisivos em campo.

Antena 1 acompanha Portugal no Mundial

Na rádio, a RTP Antena 1 prepara também uma operação especial. Os enviados Fernando Eurico e Nuno Matos vão acompanhar a Seleção Nacional nos Estados Unidos.

A estação assegura relatos, reportagens e análise ao longo da competição.

Entre 11 de junho e 19 de julho, a Antena 1 terá o “Diário do Mundial”, de segunda a sexta-feira, às 17h30. O espaço será dedicado aos bastidores e à atualidade da prova.

Nos dias dos jogos de Portugal, haverá emissões especiais. A estreia frente à República Democrática do Congo, a 17 de junho, será acompanhada a partir de Portimão, entre as 15h30 e as 22h00.

A 23 de junho, a Antena 1 estará no Porto para seguir o encontro com o Uzbequistão. Já a 28 de junho, a rádio acompanha em direto, em estúdio, o jogo entre Colômbia e Portugal.

Cabo Verde também em destaque na RTP África

O Mundial será ainda acompanhado pela RTP África, com atenção especial à presença inédita da seleção de Cabo Verde.

Segundo a informação enviada, a estação terá emissões especiais nos dias dos jogos e reportagem dedicada à participação cabo-verdiana.

Legendagem automática reforça acessibilidade

A RTP anuncia também a disponibilização de legendagem automática nas transmissões dos jogos do Mundial.

O serviço estará disponível através do Teletexto da RTP e permitirá que pessoas surdas ou com deficiência auditiva acompanhem, em tempo real, comentários e análises das transmissões.

Com televisão, rádio, informação diária e medidas de acessibilidade, a RTP apresenta uma cobertura transversal do Mundial, acompanhando Portugal e os momentos centrais da maior competição de futebol do mundo.

Destaques

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou eu ao pormenor”

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou...

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com dobradinha diante do Olímpico do Montijo

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com...

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo debaixo da casaca

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo...

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no 6 de Junho

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no...

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara, lutei e dei tudo pelo público”

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara,...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados