Metro de Lisboa parado por greve: serviço regressa às 06h30 de quinta-feira

Metro de Lisboa parado por greve: serviço regressa às 06h30 de quinta-feira, segundo foi revelado sobre esta paragem.

O Metro de Lisboa está sem circulação esta quarta-feira, 14 de outubro, devido à greve de 24 horas das chefias da Direção de Operações. As estações encontram-se encerradas e a retoma do serviço está anunciada para as 06h30 de quinta-feira, 15 de outubro, segundo a informação divulgada pela transportadora.

A paralisação afeta uma rede que funciona habitualmente entre as 06h30 e a 01h00. Para os passageiros, a interrupção abrange o serviço das quatro linhas: Amarela, Verde, Azul e Vermelha.

Na origem do protesto estão divergências sobre as condições de trabalho e o cumprimento de compromissos assumidos pela administração. Os sindicatos apontam problemas persistentes no Posto de Comando Central e nos Postos de Tração, enquanto a empresa considera a greve desproporcionada.

Sindicatos denunciam falta de trabalhadores e incumprimento de acordo

A greve foi convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans). Numa nota divulgada na internet, as estruturas sindicais defendem que a decisão não foi tomada “de forma precipitada nem de ânimo leve”.

- Publicidade -

“Depois de meses de alertas, reuniões e pedidos de esclarecimento que não resultaram em soluções concretas para os problemas persistentes no Posto de Comando Central (PCC) e nos Postos de Tracção, a paralisação concretizar-se-á”, justificaram.

Os sindicatos sustentam que o protesto “surge perante os incumprimentos e a falta de respostas concretas da administração da empresa desde a assinatura do acordo de 13 de abril de 2026”.

Entre os problemas identificados estão a falta de trabalhadores no Posto de Comando Central e na Tração, o recurso excessivo a trabalho suplementar e a existência de turnos prolongados. Acrescentam os atrasos na formação de encarregados e inspetores e aquilo que descrevem como um esvaziamento das funções das chefias.

Administração considera greve “desproporcional” e “desajustada”

O conselho de administração apresentou uma leitura diferente do conflito num comunicado divulgado na terça-feira.

A empresa classificou a greve como “desproporcional, porque as questões que lhe estão subjacentes respeitam apenas a cerca de 100 trabalhadores, num total de 1.600”.

Considerou-a também “desajustada, porque desconsidera os resultados recentemente alcançados na negociação coletiva”, referindo-se ao acordo de empresa assinado há cerca de mês e meio.

As posições mantêm, assim, uma divergência sobre a resposta dada às reivindicações: os sindicatos exigem a concretização dos compromissos relativos às chefias e aos postos operacionais, enquanto a administração invoca os resultados da negociação coletiva.

Quando volta a funcionar o Metro de Lisboa?

A indicação transmitida aos passageiros é que o serviço regressará às 06h30 de dia 15 de outubro. Até essa hora, quem depende do Metro para as suas deslocações terá de recorrer a outras opções de transporte.

A rede liga Rato a Odivelas, na linha Amarela; Telheiras ao Cais do Sodré, na Verde; Reboleira a Santa Apolónia, na Azul; e Aeroporto a São Sebastião, na Vermelha.

- Publicidade -

Destaques

Dahl abriu o caminho, Sudakov deu segurança: Benfica vence Vitória e recupera segundo lugar

Dahl abriu o caminho, Sudakov deu segurança: Benfica vence...

Luís Miguel Pombeiro destaca importância do fim-de-semana da cultura tauromáquica em Idanha-a-Nova

Luís Miguel Pombeiro destaca importância do fim-de-semana da cultura...

Miguel Oliveira termina treinos no Estoril em quarto e aponta ritmo para o top 5

Miguel Oliveira termina treinos no Estoril em quarto e...

João Moura Caetano no Redondo: vinte anos de alternativa e o perfume de um toureio com identidade

João Moura Caetano no Redondo: vinte anos de alternativa...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados