Jesualdo Ferreira volta a Mirandela aos 80 anos e admite quanto lhe custou deixar o futebol

Jesualdo Ferreira volta a Mirandela, a terra onde nasceu e onde, até agora, só tinha vivido de passagem. Aos 80 anos, o antigo treinador diz sentir-se feliz em Trás-os-Montes, embora admita que perder a rotina dos treinos lhe custou mais do que deixar um emprego.

Foi em Mirandela que Jesualdo gravou um episódio de Futebol Arte, programa de Luís Freitas Lobo na Sport TV. Em declarações partilhadas nas redes sociais do município, explicou que o regresso é para durar.

“Vou ficar aqui. Tenho casa aqui agora. Voltei às origens com muito prazer e muito gosto. É preciso ir buscar um bocado daquilo que nos esquecemos várias vezes. Sempre fui transmontano e vou sê-lo até ao último dia”, afirmou.

Em outubro, numa entrevista ao Record, já tinha falado da ligação à terra que manteve mesmo quando trabalhou fora de Portugal. “Não sei se será o retiro. Fiz 80 anos, é verdade, e vivo em Mirandela, onde nasci, mas onde só vivi de passagem. Nunca deixei de sentir as raízes desta terra, tal como aconteceu quando trabalhei em África. O facto é que acabou o futebol e entendi também ter terminado uma vida de 49 anos de como treinador”, contou.

A tranquilidade de Mirandela pesou na escolha. “Escolhi por ser um sítio pacato, que me apoia bem e é a minha terra. Sinto-me bem e feliz, mais ainda quando começo a pensar no que fiz ao longo dos 49 anos de atividade profissional.”

- Publicidade -

O que mais lhe custou ao sair do banco

Jesualdo Ferreira iniciou o percurso de treinador nas camadas jovens do Benfica e conquistou três campeonatos pelo FC Porto. Em Portugal, orientou também as equipas principais de Benfica, Sporting, Sporting de Braga e Boavista. O último clube que treinou foi o Zamalek, no Egito, de onde saiu em 2023.

Ao Record, descreveu o que sentiu quando deixou de ter uma equipa à sua espera. “Muito difícil, principalmente, pela perda da atividade, que foi, ao mesmo tempo, a minha paixão. Não foi só a interrupção profissional, o deixar de fazer alguma coisa; foi ver interrompida a força impulsionadora da minha vida. E isso foi muito difícil, perder elos tão sólidos a uma profissão vivida intensa e diariamente, que me ocupava de manhã à noite.”

O fim da carreira aconteceu no ano seguinte à separação de Zulmira Garrido, com quem foi casado durante 33 anos. Em 2025, no programa Júlia, da SIC, a comentadora recordou como viveu o fim da relação, em 2022, logo após a morte do filho, Eddie Ferrer.

“Fiquei sozinha um dia depois da morte do meu filho. Nestas situações, às vezes acontece, ou reforça a relação ou afasta mesmo o casal. Foi tudo em simultâneo. Não foi fácil ficar sozinha”, contou Zulmira.

Veja o vídeo AQUI.

- Publicidade -

Destaques

Primeiro disco dos Descendentes marca posição: “Somos uma banda alentejana, mas não somos uma banda de cante”

O primeiro disco dos Descendentes chega esta sexta-feira, 6...

Benfica vence Lech Poznan e mantém pleno europeu com susto na Luz

O Benfica vence Lech Poznan por 2-1 e soma...

Os Relíquia entre o cante e o pop: “Não queremos esquecer de onde vimos”

Os Relíquia entre o cante e o pop alentejano...

Pitbull transformou a MEO Arena numa verdadeira convenção de carecas

A MEO Arena encheu-se esta noite para receber Pitbull....
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados