Ana Catarina Grilo em momento belo a abrir o Caixa Alfama 2024, no Largo do Chafariz de Dentro, diante do Museu do Fado.
A 12ª edição do maior festival de fado do mundo, agora novamente Caixa Alfama – depois de já ter sido Santa Casa Alfama, começou esta sexta-feira com um espectáculo no Largo do Chafariz de Dentro.
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Assim, no Palco Santa Maria Maior, oportunidade para ouvir fadistas que integram as casas de fado/restaurantes com fado Porta de Alfama, Fado na Morgadinha, Estaca Zero e Taverna del Rey.
De estilos distintos, oportunidade para ouvir diferentes timbres.
Assim, pela Porta de Alfama, actuou Ana Catarina Grilo (acompanhada por Pedro Ferreira e Francisco do Carmo), pelo Fado na Morgadinha, actuou Vítor Manuel (acompanhado por Fernanda Maciel e Vítor Pereira), pelo Estaca Zero, actuou João Soeiro (acompanhado de Edgar Alfredo Jr. e Edgar Alfredo) e pela Taverna Del Rey, actuou Maria Jojo (acompanhada de Rodolfo Godinho e Lelo Nogueira).
Ana Catarina Grilo destaca-se no Caixa Alfama
Não assistindo a todas as actuações, destacar a perfomance de Ana Catarina Grilo.
Primeiramente, teve a responsabilidade de abrir as actuações neste palco (e também no festival) e denotou uma boa evolução comparativamente à última vez que a tinha ouvido.
Antes da fadista, houve um bonito instrumental por parte de Pedro Ferreira e Francisco do Carmo com ‘Igreja de Santo Estêvão’, de Fernando Maurício (o homenageado deste ano).
Assim, do repertório para esta actuação constaram, entre outros, ‘Eu Preciso de Ouvir a tua Voz’ ou ‘Tarde Triste no Campo Pequeno’.
Segura, com classe, trouxe um pouco da alma do Alentejo (sendo natural de Montemor) a um bairro que já considera seu (Alfama), perante um público caloroso e respeitador de todos os momentos do fado, desde o silêncio ao aplauso.
Seguidamente, Vítor Manuel trouxe uma interpretação com mais raça e de impacto, enquanto João Soeiro mostrou-se confiante e com alma.
Por fim, a apresentação dos artistas esteve a cargo de Inga Oliveira, da Rádio Amália.
Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Carlos Pedroso