Benfica vence Rio Ave: Magia no reino de Aktürkoğlu, que esteve imparável neste final de tarde, com uma primeira parte de sonho.
O Estádio da Luz acolheu, este domingo – 27 de Outubro, o jogo entre Benfica e Rio Ave a contar para a 9ª jornada da Liga Portugal Betclic.
O Benfica vinha de uma dolorosa derrota com o Feyenoord para a Liga dos Campeões, enquanto o Rio Ave tentava aproveitar o habitual nervosismo dos adeptos encarnados.
Primeiramente, destacar que Bruno Lage apresentou Beste como novidade no onze inicial, deixando Florentino no banco.
1ª parte: Hat-trick de Aktürkoğlu
A equipa encarnada apresentou-se num sistema tático híbrido e a pressionar nos primeiros minutos, até que aos 12 minutos, Akturkoglu aproveitou uma bola perdida na área para fazer o primeiro golo do encontro, colocando o Benfica a vencer.
Assim, 4 minutos depois, Akturkoglu voltou a marcar. Cruzamento açucarado de Di Maria e o pequeno turco a elevar-se para cabecear por cima do guarda-redes dos vila-condenses.
Nesse sentido, toda a primeira parte foi dominada e controlada pelo Benfica, com Pavlidis a desperdiçar duas oportunidades soberanas.
Porém, Akturkoglu voltou a marcar ainda antes do intervalo, completando o hat-trick e aumentando a vantagem do Benfica para 3-0, na primeira parte.
2ª parte: Schjelderup e Amdouni também marcam no Benfica x Rio Ave
Contudo, apesar da dupla alteração no Rio Ave ao intervalo, manteve-se a toda no jogo e o Benfica continuou a desperdiçar oportunidades.
Por isso, aos 60 minutos, Bruno Lage refrescou a frente de ataque e tirou Pavlidis e Akturkoglu (recebeu estrondosa ovação dos adeptos) e colocou Arthur Cabral e Amdouni.
O Benfica ainda aumentou a vantagem com golos de Schjelderup e Amdouni, chegando assim a uma mão cheia de golos.
Assim, de forma tranquila, Benfica vence Rio Ave: Magia no reino de Aktürkoğlu, com pinceladas de eficácia de Schjelderup e Amdouni a completarem a goleada.
Onzes titulares:
Benfica: Trubin; Bah (Kaboré, 82), Tomás Araújo, Otamendi e Carreras; Di MarÍa (Renato Sanches, 77), Aursnes (Schjelderup, 77), Kokçu e Beste; Pavlidis (Arthur Cabral, 62) e Aktürkoğlu (Amdouni (62).
Rio Ave: Miszta; Panzo(Renato Pantalon, 31), Aderllan e Patrick William; João Tomé (Fábio Ronaldo, 80), Novais (João Graça, 45), Tinknaz e Omar Richards; Aguilera (Ole Pohlmann, 45), Clayton e Kiko Bondoso (Medina, 61).
Suplentes:
Benfica: Samuel Soares, Kaboré, António Silva, Florentino, Renato Sanches, Rollheiser, Amdouni, Schjelderup e Arthur Cabral.
Rio Ave: Jhonatan, Renato Pantalon, Fábio Ronaldo, Ole Pohlmann, João Graça, Amine, Medina, Morais e Hassan.
Árbitro: Tiago Martins
Árbitros Assistentes: Hugo Ribeiro e José Mira
4º Árbitro: Gonçalo Neves
VAR: Vasco Santos
AVAR: André Dias
Disciplina: Cartão amarelo a Ponzo (4), Di Maria (30)
Golos: Aktürkoğlu (12, 16, 45+2), Schjelderup (79), Amdouni (81)
Resultado: 5-0
Assistência: 58461
Fotografias: Carlos Pedroso
Texto: Rui Lavrador