Sábado, Setembro 25, 2021

Fado in a Box: Manifesto Público contra o executivo autárquico da Azambuja

Fado in a Box: Manifesto Público contra o executivo autárquico da Azambuja

Fado in a Box: Manifesto Público contra o executivo autárquico da Azambuja.

A Fado in a Box comunica, no comunicado que abaixo transcrevemos, uma posição pública perante a Junta de Freguesia da Azambuja.

Tal decisão prende-se com uma publicação da junta, em que é descrito que a mesma não contratará artistas que tenham assinado uma carta contra as touradas na RTP1.

O Comunicado da Fado in a Box:

A Fado in a Box vem, por este meio, manifestar uma posição pública perante um gesto que considera absolutamente anti-democrático, por ser um atentado à liberdade de expressão.

Ontem, 2 de Junho de 2021 às 06h50 da manhã, a Junta de Freguesia da Azambuja publicou na sua rede social facebook um comunicado (imagem acima), informando que a programação cultural do município contrataria apenas artistas que não se manifestaram publicamente contra as suas tradições. As tradições referidas são as touradas, e os artistas em causa serão julgados pela sua liberdade de expressão, ou por se terem manifestado contra ou a favor da realização de touradas neste município ribatejano.

Por qualificarmos este gesto da Junta de Freguesia da Azambuja uma aberração anti-democrática, assumimos a posição de não prestar qualquer tipo de serviço a este executivo em particular, enquanto o mandato se encontrar em vigor.
Lamentamos a decisão que nos vemos forçamos a tomar, e apelamos à compreensão e respeito por um gesto que jamais gostaríamos de ser obrigados a tomar. Em prol da democracia e da liberdade de expressão, dos artistas e de todos os cidadãos.

Mas solicitamos, publicamente, a intervenção imediata dos OCS’s, Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Excelentíssimo Senhor Primeiro Ministro e todos os deputados com assento parlamentar na Assembleia da República. Situações destas são inadmissíveis sempre, muito mais quando vivemos em constituição democrática.

Este manifesto tem o apoio dos Artistas Carlos Leitão, Sopa de Pedra e Luca Argel“.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever