GNR apreende mais de 2300 produtos com canábis em fiscalização a lojas em Albufeira, no dia 24 de Abril, após fiscalização.
A GNR apreendeu mais de 2.300 produtos derivados de canábis durante uma operação de fiscalização realizada a 24 de abril em dois estabelecimentos no concelho de Albufeira, anunciou o Comando Territorial de Faro em comunicado.
Nesse sentido, a ação, levada a cabo pelo Destacamento Territorial de Albufeira, surgiu na sequência de vários relatos de situações de emergência médica associadas ao consumo de produtos adquiridos em lojas especializadas na venda de substâncias extraídas da canábis.
Assim, foram identificadas cinco pessoas — três homens e duas mulheres, com idades entre os 30 e os 63 anos.
Seguidamente, foi detetada a comercialização de produtos com tetraidrocanabinol (THC), substância psicoativa cuja posse e venda fora das normas legais constitui crime de tráfico de estupefacientes.
Ou seja, entre os produtos apreendidos destacam-se 57 frascos de liamba, 365 cigarros com liamba, 769 saquetas com THC, 286 géneros alimentícios com substâncias psicoativas e 224 produtos cosméticos com CBD. Foram ainda apreendidos produtos sem rotulagem em português e tabaco sem estampilha fiscal.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Albufeira. A GNR elaborou diversos autos de contraordenação, nomeadamente por venda sem autorização, falta de rotulagem, ausência de sinalética de proibição de fumar e falhas na segurança contra incêndios.
Por fim, a GNR alerta para os riscos do consumo de substâncias psicoativas e recorda que a venda de produtos derivados da canábis está sujeita a legislação rigorosa, desde o cultivo até à venda ao consumidor final.
Assim, GNR apreende mais de 2300 produtos com canábis em fiscalização a lojas em Albufeira.