GNR fiscaliza 37 cidadãos estrangeiros em Fátima e detém um por permanência ilegal

GNR fiscaliza 37 cidadãos estrangeiros em Fátima e detém um por permanência ilegal, segundo revelou em comunicado.

A Guarda Nacional Republicana realizou uma operação de fiscalização a cidadãos estrangeiros na localidade de Fátima, no âmbito do combate ao tráfico de seres humanos e à exploração laboral.

Operação decorreu a 22 de janeiro

De acordo com um comunicado oficial, a ação foi levada a cabo no dia 22 de janeiro de 2026, envolvendo o Destacamento Territorial de Tomar e a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras.

“O Comando Territorial de Santarém, através do Destacamento Territorial de Tomar e da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR, realizou uma ação de fiscalização a cidadãos estrangeiros, no dia 22 de janeiro de 2026, na localidade de Fátima.”

Prevenção de tráfico humano e exploração laboral

Segundo a mesma nota, a operação teve como principal objetivo prevenir crimes associados à vulnerabilidade social, bem como assegurar o cumprimento da legislação em vigor.

- Publicidade -

“Com o objetivo de prevenir o tráfico de seres humanos, a violação dos direitos humanos e a exploração laboral, bem como assegurar o cumprimento das normas legais relativas à entrada e permanência em território nacional, foram fiscalizados 37 cidadãos estrangeiros.”

Resultados da fiscalização

Da ação resultaram várias medidas administrativas e uma detenção.

“Uma detenção por permanência ilegal em território nacional;
Seis notificações para abandono voluntário do territorial nacional;
Seis autos de contraordenação por excesso de permanência.”

Detido encaminhado para centro de acolhimento

Ainda segundo o comunicado, o cidadão detido foi presente a tribunal.

“O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ourém, tendo sido emitidos mandados de condução para Centro de Acolhimento Temporário, onde aguardará, pelo período máximo de 60 dias, a conclusão do processo de expulsão.”

Apoio de entidades locais

A operação contou também com o envolvimento de outras entidades públicas.

“Esta ação contou ainda com o apoio de elementos da Saúde Pública de Ourém e de Leiria, bem como da Ação Social da Câmara Municipal de Ourém.”

Apelo à denúncia de situações suspeitas

Por fim, a GNR deixou um alerta à população, sublinhando a importância da colaboração cívica.

“A Guarda Nacional Republicana alerta para a importância da denúncia de situações suspeitas de tráfico de seres humanos junto das autoridades policiais, por forma a garantir a proteção e segurança das populações mais vulneráveis a esta tipologia de crime.”

A operação insere-se numa estratégia contínua de fiscalização e prevenção de crimes associados à imigração irregular e à exploração de pessoas em situação de fragilidade.

- Publicidade -

Destaques

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a Portugal em breve”

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a...

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e merecíamos pisar outras praças”

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e...

Tomás Bastos fecha primeira temporada de matador na Moita com Madrid como grande meta

Tomás Bastos fecha primeira temporada de matador na Moita...

Miguel Moura vive noite de afirmação na Moita: “O público respondeu”

Miguel Moura vive noite de afirmação na Moita: “O...

Entre o ouro, a seda e a areia: os pormenores da primeira corrida da Moita

Entre o ouro, a seda e a areia: os...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados