Terça-feira, Julho 27, 2021

Graça Fonseca emite nota de pesar pela morte de Maria José Valério

A Ministra Graça Fonseca emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Maria José Valério.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta profundamente a morte da cantora Maria José Valério (1933-2021), figura inesquecível da canção portuguesa.

Natural da Amadora, estreou-se em 1952, na Emissora Nacional, depois de ter frequentado com sucesso o Centro de Preparação de Artistas da Rádio. Ainda na década de 50, gravou músicas como “O Meu Amor É do Mar”, “Marcha da Mouraria” ou “Menina Bem”. Sobrinha do compositor e maestro Frederico Valério, deu voz a muitas das suas composições como “Fado da Solidão” ou “Cantarinhas”. Já nos anos 60 grava uma das suas interpretações mais conhecidas, “A Menina dos Telefones”. Criou e deu também voz à “Marcha do Sporting”, o clube do seu coração, e que a adotou como hino oficial.

Entre as várias vozes que animaram a canção portuguesa, Maria José Valério manteve sempre um lugar de especial afeição junto dos públicos, sendo os temas por si popularizados cantados e recordados entre várias gerações. Da rádio ao teatro de revista, a intérprete faz parte de uma galeria de artistas que contribuíram para o imaginário popular português, sendo a sua persistência na prática profissional um exemplo de dedicação ao público que sempre admirou a sua irreverência e a alegria contagiante que passava nas suas interpretações.

À família e amigos enviam-se sentidas condolências“.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
101InscritosInscrever