Grandes Ressacas regressam a Estremoz com vinhos da Tapada de Coelheiros e menu de cinco momentos

Grandes Ressacas regressam a Estremoz com vinhos da Tapada de Coelheiros e menu de cinco momentos, revelou o comunicado.

Os jantares vínicos Grandes Ressacas regressam ao The Folly, em Estremoz, no dia 23 de julho. A nova edição começa às 19h30 e junta à mesa a Howard’s Folly e a Tapada de Coelheiros.

David Baverstock volta a assumir o papel de anfitrião. Desta vez, recebe o enólogo Luís Patrão para uma conversa em torno das experiências profissionais, da amizade entre ambos e dos vinhos que marcaram os respetivos percursos.

Em comunicado, a organização antecipa um encontro descontraído entre duas figuras com uma ligação antiga ao setor.

«David Baverstock, o anfitrião, recebe em casa Luís Patrão, numa conversa de enólogo para enólogo onde, com certeza, vão partilhar várias histórias – e garrafas, claro! – sobre a sua já longa amizade e vivências profissionais com um elemento comum: o vinho.»

- Publicidade -

Histórias de quatro décadas ligadas ao vinho português

A série Grandes Ressacas foi criada para aproximar o público das pessoas que trabalham por detrás de cada vinho. Por isso, as provas e o jantar são acompanhados por conversas sobre vindimas, projetos, escolhas e episódios vividos nas adegas.

David Baverstock, ligado há várias décadas ao setor vínico nacional, convida amigos e antigos colegas para partilharem garrafas que tiveram importância nas suas carreiras.

«Raramente se trata apenas de uvas fermentadas; trata-se das pessoas e das histórias por trás delas», refere o comunicado.

A Howard’s Folly apresenta estes encontros como uma oportunidade para conhecer os produtores para além da informação existente nos rótulos. O formato intimista permite que os participantes acompanhem a conversa e façam parte da experiência.

«Nestes jantares íntimos, David recebe amigos e colegas da sua extraordinária jornada profissional de quarenta anos, para partilhar garrafas que marcaram as suas carreiras.»

A organização compara ainda o ambiente destes encontros a uma sessão musical privada, na qual os protagonistas trocam memórias sem o formalismo habitual de uma apresentação vínica.

«Sob a batuta de David Baverstock – uma lenda viva do renascimento do universo vínico em Portugal – a série Grandes Ressacas oferece aos convidados o raro privilégio de um lugar na primeira fila de uma jam session privada com as verdadeiras “estrelas de rock” do setor.»

Tapada de Coelheiros leva a Estremoz os vinhos de uma propriedade histórica

A Tapada de Coelheiros será a produtora convidada desta edição. Com cerca de 800 hectares, a propriedade alentejana tem vindo a apostar num modelo baseado na biodiversidade e na recuperação dos solos.

Segundo a informação divulgada, a agricultura regenerativa ocupa atualmente um lugar central no trabalho desenvolvido pela herdade.

«A Tapada de Coelheiros, uma das herdades mais antigas do Alentejo, é hoje uma referência pela sua abordagem à agricultura regenerativa.»

A relação com o território, os ciclos naturais e o equilíbrio do ecossistema influencia igualmente o perfil dos vinhos apresentados pela marca.

«O ecossistema com cerca de 800 hectares assenta na biodiversidade, no respeito pelos ciclos naturais e numa profunda ligação ao solo, princípios que se refletem na identidade e elegância dos seus vinhos.»

Luís Patrão levará algumas dessas referências ao The Folly, onde serão provadas em conjunto com vinhos da Howard’s Folly.

Chef Állan Janini prepara menu para harmonizar com os dois produtores

A vertente gastronómica volta a integrar o programa das Grandes Ressacas. O chef Állan Janini criou um menu de cinco momentos, pensado especificamente para acompanhar os vinhos escolhidos para a noite.

«O The Folly transforma-se, assim, num palco onde o vinho e também a culinária contam uma história a várias mãos.»

O jantar começa com arancini de abóbora, nozes e creme de burrata. Seguem-se patacones com ceviche de robalo, maionese de chili e coentros.

O terceiro momento será composto por bacalhau confitado, amêijoas, focaccia e beurre blanc. Para o prato de carne, o chef propõe ragù de borrego, gnocchi de batata e azeite de hortelã.

A sobremesa junta bolo de três leites, gelado de maracujá e crumble de avelã.

Menu Grandes Ressacas – 23 de julho

  • Arancini de abóbora, nozes e creme de burrata
  • Patacones, ceviche de robalo, maionese de chili e coentros
  • Bacalhau confitado, amêijoas, focaccia e beurre blanc
  • Ragù de borrego, gnocchi de batata e azeite de hortelã
  • Bolo de três leites, gelado de maracujá e crumble de avelã

Jantar tem lugares limitados

O jantar Grandes Ressacas – Howard’s Folly x Tapada de Coelheiros realiza-se a 23 de julho, às 19h30, no The Folly, em Estremoz.

O valor é de 75 euros por pessoa. Os membros do clube Howard’s Folly beneficiam de um desconto de 20%.

Como os lugares são limitados, a organização aconselha a reserva antecipada através do endereço thefolly@howardsfollywine.com ou do número 268 332 151.

- Publicidade -

Destaques

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A minha vida é ser toureiro e acho que morro toureiro»

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A...

Morante abriu a Porta Grande numa noite em que o Campo Pequeno voltou a acreditar no impossível

Morante abriu a Porta Grande numa noite em que...

Rúben Pacheco Correia: o talento que a televisão deixou demasiado tempo à espera

Rúben Pacheco Correia: o talento que a televisão deixou...

Florence + The Machine deu ao NOS Alive o melhor concerto da edição de 2026

Florence + The Machine deu ao NOS Alive o...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados