João Pedro “Açoriano” sobre a confirmação de alternativa de João Pamplona: “Foi o culminar de uma época bonita”

João Pedro “Açoriano” sobre a confirmação de João Pamplona: “Foi o culminar de uma época bonita”, contou em entrevista após a corrida no Campo Pequeno de 22 de agosto. 

Artigo relacionado: João Pamplona confirmou alternativa no Campo Pequeno e deixa mensagem de força a Marcos Bastinhas

Nota Inicial:  a entrevista foi realizada antes de artistas, público e jornalistas saberem o desfecho trágico da colhida da primeira pega, do falecido forcado Manuel Trindade. Este órgão de comunicação endereça a amigos e família as suas mais profundas condolências, e assinala também respeito e pesar pela memória de Manuel Trindade. 

“Mais de 20 anos depois, posso dizer que as minhas perspetivas concretizaram-se”

João Pedro “Açoriano”, sendo terceirense tal como o ginete do qual faz parte da quadrilha, revela-nos como viu a confirmação de João Pamplona no Campo Pequeno: “Foi o culminar de uma época bonita, porque lembro-me quando o João começou, eu também comecei. Lembro-me dele, de miúdo, a tourear as primeiras vacas e os primeiros bezerros”

- Publicidade -

Revela também como a vontade e empenho do cavaleiro o levaram a este marco que foi a atuação em Lisboa: “E vi a entrega, as ganas, a garra, a vontade de querer ser toureiro que ele tinha, que era uma coisa que me fascinava. E eu sempre pensei que ele podia ser porque ele queria. Era muita a garra, muito querer que ele tinha para querer ser toureiro”

Foi algo também muito importante para si, visto que também nos contou: “E, mais de 20 anos depois, posso dizer que as minhas perspetivas concretizaram-se e tive a sorte de poder partilhar com ele o dia tão importante como a confirmação da alternativa”.

Sobre a família Pamplona: “A quem tauromaquia nos Açores deve muito”

Sobre a emoção especial que é ver um conterrâneo a atuar em palcos de importância como o Campo Pequeno, “Açoriano” destaca a importância da família Pamplona para a tauromaquia, inclusive a nível internacional: “Sem dúvida, porque é de salientar, não o João em particular, mas toda a família Pamplona. A quem tauromaquia nos Açores deve muito. A tauromaquia nos Açores, na Graciosa e em São Jorge também, a tauromaquia na Diáspora, na Califórnia, no Canadá. Devem muito a tudo o que começou a partir deles”.

“Deram muito deles, sofreram muito, tiveram que tragar muito para, se hoje dizemos que podemos desfrutar da festa de toiros nos Açores e na Diáspora deve-se à família Pamplona”, conclui. 

Em Madrid com Luis Gerpe, “Dia 21 de Setembro voltamos aos Desafíos Ganaderos”

Numa última pergunta e a título mais pessoal, inquirimos quais as próximas corridas em Espanha em que aturará e quais queria destacar: “Vou destacar a próxima, a única que tenho, que é em Madrid. Dia 21 de Setembro voltamos aos Desafíos Ganaderos, com o desafio entre Monteviejo, que é uma ganadaria emblemática, e com o Partido de Resina, que é outra ganadaria muito famosa, nada fáceis”

Sobre o matador cuja quadrilha também João Pedro faz parte, disse-nos: “Mas temos a esperança que algum toiro possa investir e que finalmente as portas para o Luís Gerpe se possam abrir para demonstrar o toureiro que é”.

Leia também: José Charraz no Campo Pequeno: “Temos conseguido trazer as pessoas a Lisboa”

- Publicidade -

Destaques

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada dentro

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada...

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica, na...

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da Caparica

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da...

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da Caparica

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da...

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em tamanho grande

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados