José Rodrigues dos Santos alvo de queixas após a frase “Morreram todos”, referente ao Titan.

José Rodrigues dos Santos deu recentemente que falar nas redes sociais, aquando do desastre com o submersível ‘Titan’ que fazia a viagem aos destroços do Titanic, acabando por eclodir e determinando a morte dos 5 tripulantes.
“Morreram… todos!”, disse José Rodrigues dos Santos na abertura do “Telejornal” do dia 22 de junho.
Ana Sousa Dias, Provedora do Telespectador, recebeu várias queixas e reclamações de telespectadores que lamentaram “a forma dramática, populista e carente de empatia pela vida humana”, considerando a sua “abordagem foi chocante e desrespeitosa”.
Uns afirmaram mesmo que “parece que tem prazer em dar notícias tristes”.
“Bom, o que eu basicamente dei foi uma notícia que é verdadeira de uma forma direta e frontal, aliás, eu vi algumas críticas que eram que eu tinha sido direto e frontal, ao que eu respondo ‘muito obrigado pelo elogio, porque é esse o meu trabalho’. (…) Quando nós damos notícias devemos ser curtos, incisivos, diretos e foi isso que eu fiz”, disse José Rodrigues dos Santos ao programa ‘Voz do Cidadão’.
O jornalista disse que a polémica nasceu “no contexto das redes sociais”.
“Isto criou um meme, as pessoas retiraram aquele pedacinho para dar força e, a partir daí, cria-se uma piada nas redes sociais com base numa coisa muito curta que é aquela frase curta, direta, incisiva, que eu faço sempre e desde que me ensinaram na BBC a fazer assim”, explicou.
António José Teixeira, diretor de informação da RTP, disse: “Essas duas palavras [“Morreram todos”] são a síntese do que aconteceu e a síntese da notícia. De facto, precisávamos de saber o que é que tinha acontecido com aquelas pessoas. Todas morreram”.
