Domingo, Outubro 24, 2021

Juanito conquistou Vila Franca e abriu porta grande da Palha Blanco

Juanito conquistou Vila Franca e abriu porta grande da Palha Blanco
Fotografia: Tauroleve / João Silva

Juanito conquistou Vila Franca e abriu porta grande da Palha Blanco, este domingo.

A Praça de Touros Palha Blanco recebeu, este domingo, a muito aguardada encerrona do matador de touros João Silva ‘Juanito‘.

O matador enfrentou touros das ganadarias de Falé Filipe (que substituiu o touro anunciado de Núñez de Tarifa), Palha, Varela Crujo, Murteira Grave, Calejo Pires e David Ribeiro Telles.

Juanito enfrentou um primeiro touro da ganadaria de Falé Filipe, recebendo por verónicas, seguindo por chicuelinas e rematando com uma larga. Com a muleta desenhou series por ambos os pitons, com claro destaque pela direita, resultando profundos e sempre com a mão muito baixa levando o touro a humilhar. Bom touro de Falé Filipe, castanho de capa, com cara, investida e a humilhar.

O segundo touro desta encerrona, foi proveniente da ganadaria Palha. Juanito, lanceou por verónicas e rematou com duas meias verónicas. No tércio de bandarilhas, brilharam Filipe Gravito, com dois pares, e João Pedro Martins, com um. Ambos ‘desmonteraram-se‘, recebendo forte ovação da Palha Blanco. Este touro tinha investida mais brusca, obrigando a redobrada atenção. Juanito voltou a estar poderoso, com um toureio de poder, embora a música apenas lhe tenha sido concedida no final da faena, sem qualquer lógica, numa reação tardia do director. O mesmo director que depois permitiu volta à arena do matador. Incoerente e mal o director, muito bem Juanito na faena dada ao Palha, rematada por arruzinas.

Frente ao touro de Varela Crujo, Juanito começou de joelhos em terra e com duas largas, prosseguindo depois por verónicas. Francamente mal os bandarilheiros no tércio de bandarilhas, ouvindo alguns assobios do público. Na muleta, pouco ou nada a abordar, perante um touro sem opções e sem repetição. Juanito encurtou a faena.

Ao quarto touro, Juanito armou o taco e deixou o público em êxtase. Frente a um extraordinário exemplar da ganadaria de Murteira Grave, capa castanha, bonito de cara, investida franca e a humilhar bem na muleta, Juanito abriu o leque de qualidades que se lhe reconhecem, quer técnicas, quer físicas, quer de conseguir sacar o melhor do touro. Por ambos os pitons, produziu séries de escândalo tal a profundidade e temple, de joelhos em terra e pela direita deixou todos extasiados e assim conseguiu a melhor atuação, até este momento, da tarde. Volta para matador e ganadeiro, sendo que também o touro teve direito a volta à arena.

O touro de Calejo Pires, em quinto lugar foi um animal sem força, sem grande repetição
pela direita, mas ligeiramente melhor pela esquerda. Um touro que obrigou Juanito a ter muita paciência para tentar ligar passes e a retirar o pouco sumo. Pela esquerda teve duas séries de muito mérito, com mão baixa, levando o touro a investir. Uma actuação esforçada perante um oponente complicado.

O último touro, da ganadaria de David Ribeiro Telles, foi recebido por Juanito de joelhos em terra diante da porta dos curros e com larga cambiada. Um touro que levantava a cara aquando da investida e que não foi de todo fácil para o toureiro, quer no capote, quer na muleta. Na muleta, por duas vezes pegou a muleta, mas sem qualquer problema para Juanito. Saudou, de ´montera en la mano, Luís Miguel Amado.

O toureiro acabou por sair em ombros da Praça de Touros Palha Blanco, que registou uma entrada de público um pouco aquém.

Uma prova de fogo plenamente superada pelo toureiro português, que frente a seis touros de distintos comportamentos, nunca virou a cara à luta e colocou sempre a ‘carne toda no assador’. Temporada de grande nível de João Silva que deverá, contudo, continuar este caminho.

Um detalhe de grande importância: estava muito vento, o que é muito complicado para o toureio a pé. Mas até nisso, Juanito esteve excelente!

Corrida dirigida pelo delegado técnico tauromáquico Ricardo Dias, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. 

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever