Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Juanito sobre encerrona em Vila Franca: “Tentarei ilusionar as pessoas e dar uma grande tarde de touros”

Juanito sobre encerrona em Vila Franca: "Tentarei ilusionar as pessoas e dar uma grande tarde de touros"

Juanito sobre encerrona em Vila Franca: “Tentarei ilusionar as pessoas e dar uma grande tarde de touros”, disse, em declarações ao Infocul.pt.

A Quinta Rural Campo & Tejo, em Vila Franca de Xira, recebeu, este sábado, a apresentação da ‘encerrona’ de João Silva ‘Juanito’, que ocorrerá na Praça de Touros Palha Blanco, dia 3 de Outubro, pelas 17:00.

Entrevista: Francisco Potier Dias
Fotografias: Francisco Potier Dias
Texto: Rui Lavrador

Numa corrida de responsabilidade e expectativa máximas, o matador português enfrentará touros de seis ganadarias. A saber: Palha, David Ribeiro Telles, Murteira Grave, Varela Crujo, Falé Filipe e Calejo Pires.

Importa começar por destacar que Juanito saiu pela porta grande em Badajoz, Fuentes de León, Don Benito e Barcarrota. Na corrida de Don Benito, inclusive, indultou um touro. Em Portugal, triunfou em Lisboa e na Moita.

Segue-se a encerrona em Vila Franca de Xira e em breve haverá anúncio de nova corrida em Espanha.

Sobre a encerrona de Vila Franca e a preparação, Juanito destacou que “depois de toda a preparação e da temporada larga, sinto que para mim é um dos momentos altos, como para todos os toureiros, porque é um momento em que vens rodado, vens solto e tenho a ilusão de que seja uma tarde bonita e estou a apostar tudo nela. Faltam duas semanas de preparação muito dura, até chegar a essa data“.

Uma data especial, exige detalhes especiais. Sobre o traje que levará nessa tarde, assumiu que “em dias especiais há que estrear coisas especiais. Portanto, certamente haverá um traje especial“.

Sobre se esta encerrona poderá marcar o definitivo lançamento de Juanito como figura do toureio a pé, voltando assim Portugal a ter alguém a ombrear com os grandes nomes mundiais, disse que “o que sei é que darei o melhor de mim, tentarei ilusionar as pessoas e dar uma grande, grande tarde de touros. Em atitude, garanto que vão ter. Vou dar o máximo“.

Juanito deu ainda algumas informações sobre a quadrilha que o acompanhará nesta data tão importante e que está a ser preparada ao detalhe.

Esse é um dos aspectos que é importante. À parte da minha quadrilha que é espanhola, vão entrar mais 6 bandarilheiros, sendo que 5 são portugueses. Quisemos dar oportunidade aos bandarilheiros portugueses, aos melhores que há em Portugal. Vão estar inclusive bandarilheiros de Vila Franca de Xira, como o João Ferreira, que é um dos melhores de Portugal, vai estar o Diogo Vicente que é português e bandarilheiro do maestro El Fandi, em Espanha, vai estar o João Pedro Martins, que tem estado em grande e proporcionando grandes tardes com as bandarilhas e o capote nesta temporada, e falta um quarto e um quinto, que diremos mais à frente, mas serão portugueses“, disse-nos.

Sobre as pessoas mais importantes para si enquanto toureiro, destacou: “Primeiramente a minha família, que é o pilar mais importante quando chego a casa. A minha mãe, o meu pai, que é quem segue a minha carreira está mais próximo de mim, os meus irmãos. Depois os meus apoderados, o Joaquín Domínguez desde sempre e agora com a incorporação do maestro Vítor Mendes. Depois todos os meus amigos ganadeiros e aqueles que passam comigo o dia-a-dia, que são as pessoas que me fazem evoluir e me dizem a verdade“.

Revelou também que como sobressalente “será um toureiro de Sevilha, que à parte é amigo meu, que se chama Martín Núñez, que está num bom momento e acostumado a este tipo de eventos“.

Sobre o conselho que deixa os mais jovens que sonham ser matadores de touros, foi claro e objectivo: “Diria que o sonho comanda a vida, eu sou a prova viva disso. A ambição, o querer, o trabalho e a disciplina terão a sua recompensa e isso está totalmente comprovado e que mais cedo ou mais tarde chega“.

Aos aficionados deixou uma mensagem: “Que para o bem e para o mal será diferente. Uma tarde de emoções e diferente! É um evento histórico e diferente, daí dizer para o bem e para o mal, porque é uma arma de dois bicos, mas tentaremos que seja memorável pela positiva“.

Juanito explicou ainda que ao nível de corridas “teremos mais duas ou três em Espanha e em Portugal será a última este ano. E a mais importante!“.

Nesta apresentação, marcaram presença alguns dos ganadeiros, que terão touros nesta encerrona, o matador de touros e alguns convidados. A apresentação contou com moderação de João Diogo Câncio.

As reservas e vendas antecipadas de bilhetes devem ser feitas para o número: 913325158.

Abaixo, deixamos os touros que serão lidados por Juanito nesta tarde:

Deixamos ainda o cartaz oficial da sua encerrona:

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever